VESTIBULAR

Vestibular da UFPR tem novas datas para fases do processo seletivo

O adiamento do vestibular em pouco mais de um mês é, segundo o reitor, para evitar conflito de datas com os vestibulares das universidades estaduais

Vestibular da UFPR tem novas datas para fases do processo seletivo
Ao todo, 30.734 candidatos estão inscritos para o processo seletivo 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná. - Foto: Divulgação

O vestibular da Universidade Federal do Paraná tem novas datas agendadas após o adiamento divulgado na segunda-feira (22). Desta vez, a primeira fase do processo seletivo foi marcada para o dia 28 de marco, que será em um domingo; e a segunda fase está prevista para acontecer nos dias 25 e 26 de abril, domingo e segunda-feira.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, fez um pronunciamento aos vestibulandos ao comunicar a modificação dos dias do processo seletivo. “As primeiras provas serão no dia 28 de março, daqui a pouco mais de um mês, e a segunda etapa será feita nos dias 25 e 26 de abril. As provas serão feitas com toda a isonomia, segurança e biossegurança necessárias”, afirmou através dos canais oficiais da universidade. De acordo com o reitor, o adiamento do vestibular foi necessário pelo momento “gravíssimo e excepcional” da pandemia.

No último domingo (21), o Núcleo de Concursos da UFPR, contratado para realizar o concurso da Polícia Civil, cancelou o concurso do órgão estadual às 5h42 da manhã do dia do exame intelectual, sob a justificativa de não ter condições de segurança por causa da pandemia da Covid-19. Um dia depois, o conselho da universidade havia cancelado o vestibular 2020/2021, previsto para o dia 28 de fevereiro, que também é organizado pelo NC da instituição.

“O nosso Núcleo de Concursos está num momento de transição, de ajustes, e precisa de um tempo um pouco maior para que as provas aconteçam da forma segura em todos os sentidos. Fazer um processo seletivo numa época como essa é um desafio triplicado, seja nos espaços, no pessoal, ou nos cuidados que temos que tomar”, completou Ricardo Marcelo Fonseca, que também lamentou o cancelamento do concurso da Polícia Civil e providenciou mudanças na coordenação do NC da UFPR.

O adiamento do vestibular em pouco mais de um mês é, segundo o reitor, para evitar conflito de datas com os vestibulares das universidades estaduais. Com isso, o resultado final dos aprovados também não será alterado, que está previsto para o início de junho.

 A data original da primeira fase do concurso estava prevista para o dia 18 de outubro. Depois, foi adiada para 28 de fevereiro, e agora está agendada para o dia 28 de março.

Paraná Portal