VACINAÇÃO

UEM solicita vacinação dos acadêmicos da área de saúde à prefeitura de Maringá

A proposta engloba os acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia

UEM solicita vacinação dos acadêmicos da área de saúde à prefeitura de Maringá
A solicitação apresentada está fundamentada no informe técnico distribuído pelo Ministério da Saúde no início do ano. - Foto: Divulgação

Na última semana o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Damasceno, juntamente com a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Elisabete Mitiko Kobayashi, tiveram uma reunião com o vice-prefeito, Edson Scabora, para solicitar que os acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia, membros do corpo discente da UEM, sejam inclusos no Calendário de Vacinação da Covid-19.

O encontro aconteceu na prefeitura municipal e também contou com a presença dos diretores do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UEM), Miguel Machinski Junior e Priscila Garcia Marques, além do secretário de saúde municipal, Marcelo Puzzi. 

A solicitação apresentada está fundamentada no informe técnico distribuído pelo Ministério da Saúde, publicado no dia 18 de janeiro no qual menciona que os acadêmicos da saúde e estagiários da área hospitalar e atenção básica também sejam contemplados. Verifica-se, ainda, que são considerados grupos prioritários na estratégia de combate à Covid-19.

Damasceno ressalta que estes estudantes matriculados nos dois últimos anos dos cursos já foram autorizados a retornarem suas atividades presencialmente em setembro do ano passado. “A UEM é uma instituição que preza pela segurança de sua comunidade acadêmica em todos os sentidos. É de extrema importância que nossos alunos sejam imunizados o quanto antes para poderem desempenhar da melhor forma possível seus trabalhos tão importantes para a rede de saúde municipal e estadual”.

A superintendente do HUM destacou que o hospital é referência em atendimento à Covid-19 em toda região e é o único próprio para os cursos da área da saúde, contando inclusive com convênios com algumas instituições para cursos técnicos de enfermagem. 

“Na área de atendimento geral, a demanda de pacientes permanece alta, e os estudantes são linha de frente. Por isso, solicitamos em reunião que considerem o HUM e os alunos como prioritários e estratégicos para o atendimento municipal e regional, pois eles são nossa força motriz. Saímos da reunião com uma expectativa positiva, com a notícia da chegada de novas doses de vacina até o dia 28 deste mês. Vamos aguardar efetivamente até essa data, esperando que a gestão municipal consiga atender nossa solicitação”. 

Universidade Estadual de Maringá