SAÚDE

Maringá recebe sete respiradores e dez monitores cardíacos para UTIs da Covid-19

Eles serão  utilizados em leitos que estão sendo instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul que, desde dezembro, já atende pacientes com sintomas relacionados ao Coronavírus

Maringá recebe sete respiradores e dez monitores cardíacos para UTIs da Covid-19
De acordo com Marcelo Puzzi, os novos aparelhos são fundamentais para dar tratamento mais humanizado neste momento em que houve mudança no comportamento dos pacientes com Coronavírus. - Foto: Divulgação

Chegaram neste sábado em Maringá novos equipamentos para UTIs exclusivas da Covid-19 enviados pelo Governo do Paraná após pedido do prefeito Ulisses Maia e do Secretário de Saúde, Marcelo Puzzi. Os aparelhos, sete respiradores e 10 monitores cardíacos, são fundamentais para melhorar o atendimento dos pacientes que estão sendo internados.

Eles serão  utilizados em leitos que estão sendo instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul que, desde dezembro, já atende pacientes com sintomas relacionados ao Coronavírus. 

De acordo com Marcelo Puzzi, os novos aparelhos são fundamentais para dar tratamento mais humanizado neste momento em que houve mudança no comportamento dos pacientes com Coronavírus.

“Em geral, quase a totalidade dos pacientes era formada por pessoas idosas. Hoje, boa parte é de pessoas entre 35 e 60 anos e precisa ficar em respiradores. Os pacientes chegam ao hospital debilitados e, como a doença está evoluindo rapidamente, em muitos o quadro infeccioso piora e há necessidade de intubação.  A ação do vírus é rápida e imprevisível”, alerta o médico.

O Hospital Universitário também doou equipamentos ao município. São três respiradores. “Com estes equipamentos, do Governo do Estado e do HU, teremos condições de criar uma sala de emergência, que será um ambiente intermediário, para atender os pacientes menos graves”, explica Puzzi.

Prefeitura de Maringá