EMPREGO

Veja dicas de como se sair bem em uma entrevista por telefone

É possível se preparar para impressionar positivamente o recrutador durante a conversa

Veja dicas de como se sair bem em uma entrevista por telefone
Se você está se candidatando a vagas de emprego é muito provável (e bem-vindo) que passe por uma entrevista por telefone em algum momento. - Foto: Freepik

Estar preparado para fazer uma entrevista por telefone pode garantir que você ganhe notoriedade com o recrutador e seja considerado para ocupar a vaga que está disputando. Veja dicas de como fazer isso com antecedência para que tudo corra bem durante a conversa via telefone.

Estude a empresa - Pesquise sobre a empresa. Saiba o que ela faz, qual seu tamanho, quais seus concorrentes. Comece a pesquisa pelo site da empresa, mas não deixe de buscar notícias em sites confiáveis para se atualizar das informações.

Use o currículo - Provavelmente o recrutador queira tirar algumas dúvidas sobre o seu currículo. Então, para você não se perder nessa hora, tenha sempre uma versão dele por perto, de preferência impressa. 

Ouça bem - Parece uma dica óbvia, mas, na hora do nervosismo, é comum que a gente comece a falar sem parar e sem prestar atenção no que a pessoa está perguntando. Se estiver nervoso, tente respirar fundo e manter a concentração para entender o que é perguntado e dar a melhor resposta possível. 

Não interrompa - Interromper uma pergunta ou uma explicação pode irritar a pessoa que está falando com você. Controle-se, mesmo que esteja ansioso para falar e mostrar todas as suas habilidades.

O que não fazer em uma entrevista telefônica:

  • Distrair-se com a tv ou o celular;
  • Comer ou beber enquanto conversa;
  • Dar respostas muito curtas do tipo “é” ou “não”;
  • Chamar o recrutador de “mano” ou exagerar em gírias. 

Em busca de uma oportunidade de emprego? Cadastre-se gratuitamente em Empregos e confira as milhares de vagas disponíveis. 

Maringa.Com