VACINAÇÃO

Indígenas começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Paraná

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, devem ser vacinados 10.816 indígenas em 30 municípios mapeados pelo órgão no Paraná

Indígenas começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Paraná
Além dos indígenas, os profissionais de saúde, além de idosos e profissionais de asilos, casas de repouso e outras instituições de longa permanência serão imunizados nessa primeira fase. - Foto: Divulgação

Os indígenas do Paraná começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). Essa comunidade integra o grupo prioritário com previsão de imunização no primeiro lote recebido pelo estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, devem ser vacinados 10.816 indígenas em 30 municípios mapeados pelo órgão no Paraná.

Nesta quarta-feira, 20 indígenas da aldeia Atý Mirý receberam a primeira dose da vacina em Itaipulândia, na Região Oeste do Paraná. Outros 110 membros dessa tribo serão imunizados nos próximos dias.

“Agradecemos por termos sido priorizados por essa vacina contra o coronavírus. Foi algo que nos trouxe muita preocupação. Falavam que não seríamos priorizados, mas estou vendo aqui que a realidade é outra. Ótimo”, explicou o cacique da aldeia Atý Mirý, Natalino de Almeida Peres.

O Plano Estadual de Vacinação segue as diretrizes dispostas no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Além dos indígenas, os profissionais de saúde, além de idosos e profissionais de asilos, casas de repouso e outras instituições de longa permanência serão imunizados nessa primeira fase.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 4.019.115 pessoas até maio deste ano e espera aplicar a vacina em todos os paranaenses com mais de 18 anos ainda em 2021.

Paraná Portal