VACINAÇÃO

Primeira maringaense é vacinada contra covid-19 no Hospital Municipal de Maringá

Ana Paula de Oliveira Machado, 37 anos, é técnica de enfermagem e trabalha no Hospital Municipal há 4 anos. Outros 4 profissionais de setores diferentes foram vacinados.

Primeira maringaense é vacinada contra covid-19 no Hospital Municipal de Maringá
A primeira dose da CoronaVac foi aplicada às 14h30 desta terça-feira (19) em Ana Paula. - Foto: Divulgação PMM

Com a chegada das 6 mil doses da vacina CoronaVac em Maringá na tarde desta terça-feira (19), a primeira maringaense já está vacinada.

Ana Paula de Oliveira Machado, 37 anos, é técnica de enfermagem, mãe e trabalha no Hospital Municipal há 4 anos. Na linha de frente da pandemia, atuando na UTI covid, jamais imaginou que cuidaria de seu pai em um dos leitos. Paulinha, como é chamada pelos colegas, estava ao lado do pai quando ele faleceu, no dia 13 de dezembro de 2020.

A vacinação segue sendo aplicada em mais profissionais da saúde. A segunda maringaense vacinada é Marlene Garcia Dias, de 49 anos. Marlene é enfermeira no município desde 2006. Em 2012, entrou na UPA. É a enfermeira que mais deu plantão na unidade durante a pandemia.

A terceira vacinada foi Maria Lucia da Costa Silveira. Maria tem 54 anos e presta serviços operacionais para o município desde 2003, vindo para a UPA Zona Sul em 2016. Quarta pessoa vacinada em Maringá foi Ricardo Viana da Cunha, condutor do SAMU e atua na linha de frente transportando pacientes.

A quinta pessoa vacinada foi  Ana Cristina Medeiros Gurgel. Ela é médica infectologista, responsável pelo ambulatório de tuberculose da 15ª regional de saúde de Maringá, coordenadora da residência médica de infectologia do Hospital Santa Rita e responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal de Maringá.

PLANO DE VACINAÇÃO – O Plano de Vacinação da Secretaria de Saúde de Maringá será dividido em 5 fases. A primeira é destinada para os trabalhadores da saúde, moradores e trabalhadores de asilos, totalizando 17.570 pessoas e 35.140 doses. A segunda fase é para pessoas maiores de 60 anos, o que corresponde a 57.409 pessoas e 114.818 doses.

A terceira fase é destinada para pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade grau 3 e síndrome de down. A população estimada é de 12.129 pessoas e 24.258 doses.

A quarta fase será para pessoas em situação de rua, serviço funerário, trabalhadores de força de segurança e salvamento, trabalhadores educacionais e da assistência social, trabalhadores do transporte Coletivo/Aéreo/Ferroviário/Caminhoneiros, população Privada de liberdade e trabalhadores do Sistema Prisional. São 12.129 pessoas estimadas e 24.258 doses. A última fase é para pessoas menores de 60 anos, o que corresponde a 217.695 pessoas e 435.390 doses.

Maringa.Com