19/01/2021 08:30

VACINAÇÃO

Enfermeira do Hospital do Trabalhador é a primeira a ser vacinada no Paraná

Ás 21h48 desta segunda-feira (18), a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira recebeu a primeira dose do imunizante

Enfermeira do Hospital do Trabalhador é a primeira a ser vacinada no Paraná
Na manhã de terça-feira (19), as doses começarão a ser enviadas aos municípios, que serão responsáveis pela estratégia de vacinação. - Foto: Divulgação

A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Paraná. Junto com outros sete colegas que desde o início da pandemia atuam na linha de frente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, às 21h48 desta segunda-feira (18), a parnanguara recebeu a primeira dose do imunizante, em evento na capela do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

“Estou lisonjeada por ser a primeira a tomar a vacina no Paraná, uma mulher negra e mãe de dois filhos”, afirmou Lucimar. “Foram tempos difíceis, com um pouco de medo e ansiedade do que viria no futuro. Mas hoje me sinto bem, feliz, esperançosa com a vacina e muito orgulhosa com o trabalho que o HT vem fazendo junto aos pacientes e o apoio aos funcionários”, completou.

A etapa inicial da campanha de imunização foi acompanhada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que pela manhã foi a São Paulo para receber as primeiras doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O Paraná recebeu, para a primeira etapa da vacinação, 265.600 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

Ratinho Junior destacou o papel dos profissionais da saúde ao longo de toda a pandemia e também elogiou os laboratórios públicos que vão produzir as vacinas contra a Covid: o Instituto Butantã e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“É um dia histórico para o Paraná e para o Brasil. Depois de tanto desencontro, temos agora um encontro com a ciência, com a medicina e um encontro com a esperança de retomar a vida novamente”, disse. 

“Ainda não vencemos a pandemia, estamos vencendo uma parte dessa guerra contra o coronavírus. E começamos por aqueles que mais trabalharam durante a pandemia e que colocaram as suas vidas à disposição para cuidar de outras vidas”, afirmou. “Nossos profissionais da saúde estão há dez meses trabalhando ininterruptamente para cuidar das nossas famílias e daqueles que se infectaram. Nada mais justo que eles recebessem um mínimo de defesa para enfrentar essa guerra”, completou o governador.

Na manhã de terça-feira (19), as doses começarão a ser enviadas aos municípios, que serão responsáveis pela estratégia de vacinação. De acordo com o Plano Estadual de Imunização, os primeiros grupos vacinados serão os profissionais de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais institucionalizados (que vivem em asilos ou casas de repouso) e pessoas com deficiência severa.

"Passamos por momentos duros, em que fomos colocados à prova. O fato é que a ciência é fundamental, depois de dez meses chegamos em várias vacinas e agora esta dedicação de diferentes profissionais se materializa. Desde o início o Paraná foi um defensor do Programa Nacional de Imunização, para que todos os municípios tenham acesso à vacina”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

EMBLEMÁTICA — A data não poderia ser mais emblemática. Nesta segunda-feira, o Complexo Hospitalar do Trabalhador completa 74 anos. Em março, as seis unidades que formam o complexo se tornaram referência em Curitiba para o atendimento dos pacientes contaminados com o novo coronavírus, com quase 150 leitos destinados exclusivamente para a doença. 

Emblemática também é a história de Lucimar, que atua há 22 anos na área da saúde, mas se tornou oficialmente enfermeira em 2020. O ano que  foi desafiante para todos, especialmente para quem esteve na linha de frente no combate à pandemia, privou Lucimar de comemorar seu recém-conquistado diploma.

Antes disso, porém, ela trilhou um longo caminho dentro de hospitais e serviços de saúde. Começou como auxiliar de serviços gerais e passou a se especializar: fez curso de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, socorrista e, por fim, o curso de Enfermagem da Universidade de Marília, em São Paulo.

No Hospital do Trabalhador, foi contratada inicialmente como bolsista, em um dos primeiros reforços preparados pelo Governo do Estado para fazer frente à pandemia, ainda em março. Em novembro, foi contratada em definitivo como enfermeira. 

Desde que iniciou a pandemia está trabalhando só em pronto-socorro de Covid. Trabalha no HT e na UTI Geral do Hospital Municipal de Araucária. 

“A gente começa a ver a vida com outros olhos. Está sendo uma experiência de aprendizado. Não é fácil ter que dar notícia para um familiar, estamos aprendendo a ser mais empático com o próximo. Mas me considero feliz e grata”, conta.

PROFISSIONAIS — Além de Lucimar, também foram vacinados o médico Diego Schuster Paes, 30; as técnicas de enfermagem Patrícia Moreira, 33, e Denise Dias Brito, 38; a nutricionista Caroline Benvenutti, 33; a fonoaudióloga Suellen Meduna, 38; a encarregada de higienização Neura Cordeiro Barbosa, 46; e fisioterapeuta Larissa Mello Dias, de 34 anos. 

As primeiras doses foram aplicadas pelas enfermeiras Roberta Serra Pereira e Viviane Pavanelo, do núcleo de Infecção Hospitalar do Hospital do Trabalhador.

Formado há cinco anos, Diego trabalha desde então na unidade, mas nunca teve uma experiência tão complexa quanto com a pandemia. “É sempre um turbilhão de sentimentos. Tem momentos que a gente tá mais calmo e de repente você vê aquele paciente que você encaminhou pra a enfermaria, que acaba piorando e precisa ser entubado e levado pra UTI”, conta.

“Da mesma forma tem aquele paciente que chega e nos faz pensar que não vai escapar. Aí 30, 40 dias depois ele sai daqui andando, isso é fenomenal, uma alegria muito grande, no meio desse turbilhão de muita tristeza, de muita angústia. Mas ainda bem que tem esses momentos de alegria também”, diz.

Para ele, a vacina é a luz do fim do túnel, uma vitória da ciência contra o negacionismo. “É importante lembrar que a vacina nãos nos exime da responsabilidade de manter o uso da máscara e de tomar todos os cuidados de higiene para nos proteger do vírus”, ressalva.

Para encarar os desafios que vieram na esteira da Covid-19, a técnica de enfermagem Denise se desloca de Rio Branco do Sul para cobrir o seu turno no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, que integra o complexo hospitalar. 

“A questão da pressão, o contato com o risco, tudo que é desconhecido é desafiador. Tivemos que reaprender muita coisa, mas as equipes foram bem treinadas”, afirma. “Me sinto muito honrada e feliz por ser chamada a fazer parte deste momento, da vitória da saúde e da ciência”, completa.

Agência Estadual de Notícias

Últimas Notícias

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

UEM

Universidade Estadual de Maringá divulga resultado do PAS 2020

As provas ocorridas em 21 de fevereiro deste ano ofertaram 747 vagas, em mais de 80 cursos na Universidade Estadual de Maringá

DIA DAS MÃES

Salões de beleza e barbearias atendem em horário especial neste final de semana em Maringá

Comunicado da Prefeitura autoriza o funcionamento destes estabelecimentos em horários excepcionais nesta sexta (7) e sábado (8)

DOAÇÃO

Provopar arrecadou mais de 14 toneladas de alimentos e agasalhos em Maringá

A distribuição das doações está sendo direcionada para organizações que acolhem pessoas em vulnerabilidade social.

COMÉRCIO

Para dia das mães, comércio de Maringá funcionará em horário especial nesta sexta-feira (7)

Segundo o decreto Nº 875/2021, publicado no último dia (30), as atividades comerciais, galerias e centros comerciais podem atender das 9 às 20 horas apenas nesta sexta

ASTRONOMIA

Foguete em queda deve entrar na atmosfera até o final de semana

Com 22 toneladas, especialistas afirmam que a probabilidade é que os destroços do foguete chinês atinjam o oceano

ECONOMIA

Pesquisa aponta queda de 1% no consumo de classes C e D no Paraná

Em média, a queda do consumo no Brasil foi de 4%

VACINAÇÃO

Paraná receberá mais 242 mil doses para vacinar gestantes e pessoas com comorbidades

A entrega terá 67.774 doses do imunizante Pfizer/Comirnaty/BioNtech, todas voltadas a gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente

ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ

Teatro Calil Haddad será "tela" para obras de 78 artistas de Maringá e região

O projeto visual “Galeria aberta: ocupação artística com projeções de artistas de Maringá” será realizado entre os dias 6 e 10 de maio às 20 horas

ANIVERSÁRIO DE MARINGÁ

De show da Shakira até campeonatos de sumô: veja algumas curiosidades e fotos históricas de Maringá

Shows internacionais, eventos inesperados e até mesmo um tobogã gigante fazem parte dos 74 anos de história da Cidade Canção

VESTIBULAR

UEL disponibiliza mais de mil aulas gratuitas em cursinho preparatório para o vestibular

Gratuitamente também estão disponíveis análises comentadas das 10 obras que serão cobradas no Vestibular 2021 e 2022 da UEL

DENGUE

Paraná registra 1,5 mil novos casos de dengue em uma semana

O registro apresenta queda em relação ao boletim anterior, quando 1.967 novos casos de dengue foram confirmados

CÂMARA

Projeto de lei prevê distribuição gratuita de absorventes para mulheres em Maringá

O projeto de lei criado pela Secretaria da Mulher que pretende dar mais dignidade às jovens que não têm condições de adquirir absorventes menstruais

VACINAÇÃO

Profissionais da saúde com mais de 38 anos podem ser vacinados nesta quarta-feira (5)

Vacinação também segue disponível para maringaenses com mais de 60 anos e profissionais da saúde que precisem da segunda dose do imunizante

AUXÍLIO

Pouco mais de 4 mil famílias se cadastraram para receber Auxílio Emergencial Maringá

A lista com as famílias aprovadas para receber as três parcelas de R$ 200 reais será divulgada no dia 7 de maio

Casa com Área Gourmet, ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Casa com Área Gourmet, 2 Quartos - 68m² | Sarandi

Grande Oportunidade para você sair do aluguel! •Jardim França | Sarandi •Entrada parcelada em até 48x | Documentação Grátis • São 68 m² de construção •2 quartos; •Acabamento especial; •Área Gourmet e tudo isso por apenas R$ 155.000,00 Aproveite os benefícios do Casa Verde e Amarela! Fale com nossos corretores pelo WhatsApp 📲bit.ly/2KIIttx CRECI: 05808J


Doação

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Doação

Para doação. Desde já agradeço.


roda 14 fiat

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio roda 14 fiat

vendo roda aro 14'' da fiat


BATERIAS 60Ah R$ 149.90...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio BATERIAS 60Ah R$ 149.90! PROMOÇÃO!

*Baterias de 60 AH. por R$ 149.90 a vista na troca c/ 1 ano de garantia marca Ultracel! *Baterias de 150 AH = R$380.00 a vista na troca c/ 1 ano garantia da marca BAKCEL. ! Trabalhamos também com as marcas: MOTORLIGHT, MOURA, HELIAR, REIFOR, ERBS (para motocicletas), etc. E ainda a BATERIAS & CIA entrega e instala sem taxa para toda Maringá. Na Av. Morangueira,1.633 loja 07 DISK-BATERIAS 44 3246-5486 / 44 9111-6654 TIM BATERIAS & CIA: tradição em qualidade e economia.


Apartamento 2 Quartos -...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Apartamento 2 Quartos -Spazio Mirante do Parque/Maringá

Grande oportunidade para você sair do ALUGUEL! Spazio Mirante do Parque - Maringá Quartos com piso laminado; Área de lazer: Salão de Festas, Playground, Espaço Gourmet Próximo ao Parque Japão, Shopping Catuai. Agende uma Visita Agora mesmo! Fale conosco pelo WhatsApp: (44) 99931-0453 CRECI: 05808J 505*


Alugo particular aparta...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Alugo particular apartamento

Apartamento próximo ao prq do japão, 45 metros, sendo 2 quartos 1 vaga de garagem, no segundo andar, com elevador, valor do aluguel R$900,00 incluído condomínio, gás, água e portaria 24 horas. Cond. Mirante dos Maias. Bloco 2. Av. Antonio Ruiz Saldanha n,730 Não exijo fiador, apenas emprego fixo e nome limpo. Whatsapp 44-99111-4518 Dispenso contato de imobiliárias e corretores grato.


MOTOR HOME IVECO DAILY ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio MOTOR HOME IVECO DAILY 35-10 2002 COMPLETÍSSIMO

MOTOR HOME IVECO DAILY 35-10 - ANO 2001/02 – MONTAGEM NA CHAPECÓ MH EM 2018 VALOR: R$ 185.000,00 FICHA TÉCNICA: *QUILOMETRAGEM: 131.300 KM *COMPRIMENTO: 6,20 METROS *MARCA: IVECO *MODELO: DAILY 35-10 *ANO: 2001/2002 *TIPO DE COMBUSTÍVEL: DIESEL *CAPACIDADE: DOCUMENTADA NO IMETRO E DETRAN PARA MOTOR CASA - 06 PASSAGEIROS MAS TEM, NO MOMENTO, 04 CINTOS DE SEGURANÇA DESCRIÇÃO DE MONTAGEM DO SALÃO: *ILUMINAÇÃO 12 VOLTS EM LEAD + 01 TV DE 21’’ 12 VOLTS COM ANTENA EXTERNA PARA CANAIS ABERTOS + 03 BATERIAS “FREEDON” DE 180 AMPERES + 01 FRIGOBAR PHILCO DUPLEX DE 120 LTS DE 12 VOLTS + 02 CLIMATIZADORES DE 12 VOLTS + 01 MICRO ONDAS PHILCO 220 WATS + FORNO ELÉTRICO; ESTABILIZADOR DE VOLTAGEM POTENTE; MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS NOVA DE 03 KG “ELETROLUX” + COOK TOP 01 BOCA FISHER + AQUECEDOR DE ÁGUA A GÁS + TANQUE DE ÁGUA POTÁVEL 150 LTS + IDEM ÁGUA SERVIDA DE 60 LTS + IDEM DE DETRITOS DE 80 LTS (TODOS EM INOX) + PISO EM COMPENSADO NAVAL COM REVESTIMENTO DE ALTA RESISTÊNCIA + ARMÁRIOS E GAVETAS COM TRAVAS + TOLDO DE ENROLAR + CLARABÓIA COM MOSQUETEIRO NO BANHEIRO COM VENTILADOR / EXAUSTOR 12 VOLTS + 01 INVERSOR DE 3.000 W + CARREGADOR DE BATERIA INTELIGENTE + 01 TRANSFORMADOR DE 7.000 W + 01 PLACA SOLAR DE 320 W + 01 CONTROLADOR DA PLACA SOLAR + 01 BOTIJÃO DE GÁS DE 13 KG + MAGUEIRA CAPTAÇÃO D`ÁGUA DE 20 M + CABO ELÉTRICO DE 20 M + JANELAS BASCULANTES COM VIDROS TEMPERADOS + 01 CAMA DE CASAL DE 1,30 X 2,10 M (COM SLIDER OUT MANUAL) + 01 SOFÁ COM BAÚ DENTRO DE SLIDER OUT COM CINTO DE SEGURANÇA + 01 BAGAGEIRO SUPERIOR EM INOX + SUPORTE AVANCE DO CHASSÍ TRAZEIRO COM CAIXAS EM ALUMÍNIO PARA BOTIJÃO DE GÁS, GALÃO RESERVA PARA COMBUSTÍVEL DE 20 LITROS + BOMBONA DÀGUA MINERAL, ESCADA E MANGUEIRAS + LÂMPADA LEAD NA TULHA + 02 BANCOS DE COURO GIRATÓRIOS + 01 RÁDIO MULTIMÍDIA ÚLTIMA GERAÇÃO + 01 MONITOR COM CÂMERA DE RÉ PARA TRAZEIRA E LATERAL + SENSOR DE RÉ + TORNEIRA COM BOMBA DE ÁGUA MINERAL NA PIA + E CHUVEIRO COM ÁGUA QUENTE + ADESIVAGEM ESPECIAL EXTERNA + VÁRIAS TOMADAS ELETRICAS. DETALHES MECÂNICOS: MECÂNICA TODA REVISADA (BOMBA INJETORA SEMI-NOVA, FREIOS, CORREIA DENTADA E DO ALTERNADOR, FILTROS, ÓLEOS) ;PNEUS MICHELLIN SEMI NOVOS; BATERIA VEICULAR DE 90 AMPÉRES; CHAVE ELÉTRICA GERAL; CHAVE INVERSORA DO ALTERNADOR PARA OPÇÃO DE CARREGAMENTO DAS BATERIAS DA CASA; 01 MACACO HIDRAULICO; FARÓIS DE FILAMENTOS POTENTES; FARÓIS DE LEAD AUXILIARES; FARÓIS DE NEBLINA; 01 ESTEPE. OBSERVAÇÕES: VEÍCULO PRONTÍSSIMO PARA VIAJAR, MUITO CONSERVADO DE ESTRUTURA E MECÂNICA; SEGUNDO DONO; MUITO ECONÔMICO NA ESTRADA; MUITA ESTABILIDADE NAS CURVAS; CONFORTÁVEL AO DIRIGIR E SE TORNA AMPLO AO ESTACIONAR EM FUNÇÃO DOS SLIDERS OUT. CONTATOS: (FAVOR LIGAR SOMENTE OS REALMENTE INTERESSADOS) PAULO TEL: 44-30287243 E 999621552 pauloturispaulo@yahoo.com.br Maringá - PR


Webcam em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Webcam em Maringá

Ótima Webcam para estudo e trabalho Temos a pronta entrega, Garantia e Nota Fiscal R$ 140,00 ate 2x sem juros no cartão de credito Led noturno Microfone regulagem de foco Botão para foto Cabo USB Plug & Play Encaixe para monitor LCD, LED, Notebook e Tripe Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo ao Parque do Japão) Nome da loja ( Play Art Eletrônicos ) Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats


Empréstimo em Maringá.

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Empréstimo em Maringá.

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ


FRETES

Anuncio em destaque Imagem do anuncio FRETES

FAÇO FRETES, DESCARTE DE MOVEIS E COMPRO SUCATA! Descarte de móveis, sofás, colchão, galhos de árvores, madeira de construção e sucata de ferro e metal. COMPRO SUCATA DE FERRO E METAL. (44) 99922 5759 tim - whatsapp ARMANDO O MELHOR PREÇO SEMPRE!!!! ATENDO DE SEGUNDA A SEGUNDA (SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS).