CIDADE

Após 20 anos de história, Casa de Bamba encerra suas atividades em Maringá

O fechamento foi em função da pandemia da covid-19, mas o empresário responsável não rejeita a ideia de retornar em um novo formato

Após 20 anos de história, Casa de Bamba encerra suas atividades em Maringá
Ainda segundo o empresário, a missão da Casa de Bamba foi cumprida, disseminando o samba em Maringá. - Foto: Divulgação

Após mais de duas décadas de história em Maringá, a Casa de Bamba fecha suas portas nesta semana devido à pandemia de covid-19. A casa com temática carioca era estabelecida em um imóvel alugado e em meio ao cenário de crise, não foi possível manter as despesas. As informações foram fornecidas por Helinton Lopes, líder e fundador do grupo Receita do Samba, em entrevista ao GMC Online. 

“Não é de hoje que a coisa não está fácil, já que o poder aquisitivo das pessoas caiu. Mas sempre inventamos uma coisa e outra, fazendo noites diferentes. Quando começou a pandemia, em março, nós fechamos antes do decreto municipal, porque eu não queria que ninguém ficasse doente. Em junho, quando houve a possibilidade de trabalhar como restaurante, a gente tentou, mas foi muito difícil, era pouco dinheiro pelo valor do aluguel que eu pagava”, relatou.

Desde o decreto autorizando a reabertura das casas noturnas até às 23 horas, o estabelecimento havia sido arrendado por um promotor de eventos.

“Ele começou a fazer noite de pagode e outros tipos de música, e estava conseguindo pagar as contas. Quando chegou em novembro, teve uma ‘trava’, que impossibilitou o funcionamento com bebida alcoólica a partir das 17h, e ele falou que não conseguiria trabalhar desse jeito. No começo de dezembro ele já avisou que não daria mais, que não conseguiria pagar o valor do arrendamento e do aluguel”, explicou Helington Lopes.

O empresário então resolveu fechar as portas e a proprietária do imóvel irá vender o prédio. “O grande problema é a impossibilidade de trabalhar, causada pela pandemia, e a dificuldade de se vacinar logo, que seguramente seria a melhor opção. Não temos como bancar as despesas”, destaca.

De acordo com a entrevista concedida por Lopes, é possível que a Casa de Bamba um dia retorne, mas em um novo formato. “Talvez transforme em ‘Casa de Bamba Produções e Eventos’, como já foi um dia. Pretendo segurar meu som, iluminação, e de repente, num outro momento, a gente volta. Não como petiscaria e casa noturna, mas para fazer eventos, alugar um lugar e ir com toda a estrutura. Mas isso só depois da pandemia, precisa vacinar todo mundo, e eu não tenho como ficar pagando aluguel sem poder trabalhar”.

CASA DE BAMBA - Localizada na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, a Casa de Bamba deu início às suas atividades em 2010, durante a Copa do Mundo. No entanto, o estabelecimento existe desde quando o grupo se reunia no quintal da casa de Helington Lopes. 

“A Casa de Bamba começou no fundo do quintal da minha casa, há mais de 20 anos, depois passou por chácaras itinerantes, foi para a Sociedade Médica, foi para o Clube Hípico, depois para o Sesc, Grande Hotel Bandeirantes e voltamos para a minha casa, até irmos para esse lugar onde estava”, relatou.

Ainda segundo o empresário, a missão da Casa de Bamba foi cumprida, disseminando o samba em Maringá.

“A missão era difundir o samba, a música mais representativa do Brasil em todo o mundo, e eu fiz isso muito bem, porque sou referência no Paraná e outros Estados. O lema da Casa de Bamba é ‘ser feliz é fundamental’ e eu fui muito feliz durante esses 20 anos. Essa história não vai acabar porque eu fui feliz e fiz muita gente feliz. A história é muito bonita para ficar triste”, finaliza.

Maringa.Com