RANKING

Ranking aponta que UEM é 28ª universidade mais sustentável do Brasil

Listada no UI GreenMetric World University Rankings, UEM integra seleto grupo de 38 instituições brasileiras

Ranking aponta que UEM é 28ª universidade mais sustentável do Brasil
Nova praça solar, no câmpus de Maringá, une projeto de eficiência energética da UEM a um agradável espaço de convivência. - Foto: Divulgação

Apenas 38 universidades brasileiras são listadas no UI GreenMetric World University Rankings 2020, pesquisa internacional elaborada pela Universidade da Indonésia que aponta as universidades mais sustentáveis do mundo. Como tem a sustentabilidade como um de seus fortes pilares, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre essas instituições ambientalmente responsáveis, ocupando a 28ª posição, além da 75ª na América Latina.

A UEM e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) são as únicas universidades públicas paranaenses que aparecem no ranking, que avaliou cada instituição nos seguintes critérios: infraestrutura do câmpus; eficiência energética e atenção às mudanças climáticas; gestão de resíduos e reciclagem; uso da água; sistema de transporte; e educação ambiental. Dentre as 912 instituições de 84 países ranqueadas, a UEM é a 537ª mais sustentável.

De acordo com Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM, “este ranking comprova que a UEM é comprometida com o desenvolvimento socioambiental do Paraná, mas também do Brasil e de todo o mundo, porque nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão se preocupam com os problemas globais”. Também menciona que “a universidade está empenhada em promover a sustentabilidade em diferentes frentes, dentro e fora de seus câmpus, em atividades lideradas pelos departamentos e pelo Comitê Gestor Ambiental”.

Conforme a organização da listagem, o UI GreenMetric World University Rankings “é o primeiro e único ranking de universidades do mundo que mensura o compromisso de cada universidade participante no desenvolvimento de uma universidade ‘amiga do meio ambiente’”. A edição de 2020 foi divulgada na semana anterior. Em 2019, o UI GreenMetric World University Rankings colocou a UEM na 604ª colocação dentre 780 universidades sustentáveis de 85 países ao redor do globo.

Dias Silva acredita que a UEM tem potencial para consolidar-se como instituição sustentável e prosseguir evoluindo na tabela da Universidade da Indonésia nos próximos anos. Prova disso é que há desenvolvimento das mais variadas atividades em benefício do meio ambiente, registradas no relatório “Sustentabilidade: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, lançado neste mês.

E no primeiro semestre de 2020, outro importante passo foi dado: dentro de seu projeto de eficiência energia, a usina fotovoltaica da UEM entrou em funcionamento, com capacidade de gerar anualmente 660,82 megawatt-hora. “Corresponde a uma produção de energia suficiente para manter 1,1 mil residências, o que traz economia significativa nos custos com energia na universidade”, compara o vice-reitor. “Temos outros projetos que estamos desenhando para melhorar ainda mais nosso comprometimento com a sustentabilidade e os ODS da ONU [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas]”, frisa Dias Silva.

Universidade Estadual de Maringá