DECRETO

Novo decreto flexibiliza horário de funcionamento de atividades em Maringá

Veja as regras do novo decreto publicado nesta sexta-feira (11)

Novo decreto flexibiliza horário de funcionamento de atividades em Maringá
O novo documento, número 1949/2020, segundo a prefeitura, vale a partir deste sábado (12), até o próximo dia 20 - Foto: Instagram @maringacom

A prefeitura de Maringá publicou nesta sexta-feira (11), decreto (nº 1949/2020) que flexibiliza horário de funcionamento de atividades em Maringá. Principais alterações se referem as atividades comerciais de rua, galerias e centros comerciais, shopping centers, bares, lanchonetes, prestadores de serviço, academias de ginástica, supermercados e igrejas. O decreto entre em vigor a partir deste sábado (12), até 20 de dezembro.

Comércio de rua, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8 às 18 horas. Shoppings centers das 10 às 22 horas, de segunda a sábado e aos domingos, das 14 às 20 horas. Prestadores de serviço de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Serviço de delivery pode funcionar até às 22 horas. 

Bares, restaurantes, lanchonetes, carrinhos de cachorro quente e food trucks poderão funcionar das 6 às 22 horas, de segunda a domingo. Atenção: não há restrição para a venda de bebida alcoólica, porém, é proibido o consumo de álcool no local após às 17 horas. Segue proibida a colocação de mesas, cadeiras, banquetas e similares nas calçadas de todos os estabelecimentos. 

Supermercados, mercado, mercearias, açougues, quitandas, lojas de conveniências e padarias estão autorizados a funcionar das 8 às 22 horas. Vale a mesma regra sobre bebidas alcoólicas: não há restrição para a venda, mas o consumo após às 17 horas no local está proibido. 

Segue proibido o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, clubes sociais, associações recreativas, áreas comuns e/ou de lazer em condomínios residenciais e quaisquer locais públicos do município todos os dias após às 17 horas. 

Academias de ginástica, escolas de natação, pilates, lutas, dança, crossfit e semelhantes podem funcionar das 6 às 22 horas, de segunda a sexta e aos sábados, das 6 às 18 horas. Salões de beleza e barbearias ficam autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 8 às 19 horas.

A partir do dia 14 de dezembro, templos religiosos estão autorizados a realizar cerimônias presenciais de segunda a domingo, com até 30% da capacidade do local. 

Os serviços de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos e devem circular com no máximo 50% da capacidade de passageiros. 

Fica proibida a realização de festas, eventos, confraternizações, churrascos e afins com participação acima de 10 pessoas, conforme decreto estadual (nº 6294/2020). Segue proibida a aglomeração de pessoas em áreas de lazer públicas. 

Maringa.Com