TECNOLOGIA

Programa 'Ivonus - teste a sua ideia' estimula negócios inovadores em Maringá

Empresários de pequenos negócios e candidatos a empreendedores terão auxílio para criar ou desenvolver novos produtos e serviços

Programa 'Ivonus - teste a sua ideia' estimula negócios inovadores em Maringá
Por meio do programa, empresários de pequenos negócios ou candidatos a empreendedores com ideias inovadoras serão auxiliados gratuitamente na elaboração de projetos. - Foto: Divulgação

Muitas vezes associada a negócios apenas de base tecnológica, a inovação pode estar presente no dia a dia de empresas de todos os segmentos, resultando em ganho de competividade. Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), micro e pequenas empresas que desenvolveram práticas inovadoras tiveram mais sucesso na melhora do nível de faturamento durante a pandemia.

É para favorecer iniciativas inovadoras e a criação de micro e pequenas empresas com esse perfil em Maringá, que o Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o Sicoob e a Evoa Aceleradora iniciaram nesta terça-feira (3), o programa 'Inovus – teste sua ideia'. A seleção dos participantes para este primeiro ciclo foi realizada na última terça-feira (27).

Por meio do programa, empresários de pequenos negócios ou candidatos a empreendedores com ideias inovadoras serão auxiliados gratuitamente na elaboração de projetos. "O ecossistema maringaense de inovação não para. Existem aceleradoras, incubadoras e agora passamos a contar com um programa de ideação que vai acelerar a produção de inovação em Maringá", destaca o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.

Durante um mês, os selecionados participarão de bootcamps de imersão, validação de ideias, mercado, comunicação e prototipagem, para criar a primeira versão do produto ou serviço. Ao final, terão oportunidade de participar de um demoday, evento para apresentar o negócio ao mercado e a possíveis investidores. "Os participantes vão colocar a mão na massa, com acompanhamento de tutores de ponta a ponta", ressalta o consultor.

Além disso, os participantes terão acesso a uma série de benefícios. Entre eles, R$ 30 mil em crédito de Sebraetec para prototipagem da ideia, consultorias adicionais do Sebrae/PR, crédito para treinamentos AWS (Amazon Web Services), eventos exclusivos para membros do Clube Evoa, cursos da escola de negócios da Acim, entre outros.

O gerente executivo da Evoa, Matheus Lisboa Cesco, explica que o formato do programa segue uma adequação dos programas de aceleração oferecidos pela Evoa. "É mais que um curso. Vamos aliar teoria e prática passando pelas etapas iniciais até a elaboração de um MVP (Produto Mínimo Viável), com todo um período de maturação. Teremos várias equipes ao mesmo tempo, e elas poderão trocar ideias no processo."

Uma das estratégias é provocar e capacitar os participantes a realizarem autoavalições. "A jornada foi desenhada para conduzir os empreendedores a autoavaliarem suas ideias. Esperamos que todos saiam com a metodologia de ideação totalmente compreendida, podendo assim aplicar as etapas a qualquer tempo", diz a gerente operacional da Acim, Jacqueline Fenilli.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, a expectativa é aumentar a presença de empresas inovadoras na cidade, a fim de promover o desenvolvimento regional. "Pretendemos encorajar os empreendedores seguir adiante com suas ideias. Acreditamos que tecnologia e inovação são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades", destaca.

Foram selecionados os projetos de Daniela Martins Barbosa, Anna Letícia dos Santos Carlone, Gabriel Locatelli Carrano, Jean Lucas Castanharo Fernandes, Stella Geovanna Pinheiro Ferreira, Guilherme de Almeida Correa, Tânia Mara Serra e Margareti Borella. Os temas não foram divulgados.

Assessoria de imprensa