SUSTENTABILIDADE

'Dia Mundial sem Carro' promove conscientização sobre os impactos da poluição no transporte

Adotar um dia para não utlizar o carro e usar outras alternativas de transporte é fundamental para reduzir volume de veículos, diminuir congestionamentos e emissão de poluentes

'Dia Mundial sem Carro' promove conscientização sobre os impactos da poluição no transporte
De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá no final de 2019, a cidade possui cerca de 40 km de ciclovias. - Foto: Instagram @maringacom

O dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro. O intuito da data é conscientizar a população sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e qualidade de vida. A sustentabilidade tem ganhado destaque cada vez mais em pautas políticas, o principal exemplo é o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) do Plano Diretor de todos os municípios brasileiros.  

O PlanMob estabelecido em Maringá propõe uma mobilidade menos poluente com maior qualidade de transporte público e maior número de vias para bicicletas, promovendo a diminuição de emissão de gases poluentes. O foco é o pedestre. 

De acordo com Alessandro Azzoni, advogado e economista, especialista em direito ambiental, em entrevista à M2 Comunicação, a prioridade ao transporte coletivo se explica pela taxa de poluição. "A emissão se mede por quilo de CO2/litro: no ônibus é de 0,08 por passageiro e num carro é de 1,46 por pessoa. Considerando que um ônibus transporta em média 36 passageiros e de carro a média é de 1,5 ocupantes, para levar a mesma quantidade de indivíduos do coletivo seriam necessários quase 20 automóveis a mais na rua. O modal da cidade não suporta mais o aumento do transporte individual, por isso essa data é importante para entender os efeitos desse modelo para a vida das pessoas", reflete.

CICLOVIAS – De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá no final de 2019, a cidade possui cerca de 40 km de ciclovias. A rede cicloviária foi iniciada em 1979, quando o município recebeu sua primeira ciclovia no trecho de ligação de Maringá à Sarandi (marginal à avenida Colombo e com projetos de recuperação).

Além de atender trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte, o investimento nas ciclovias contribui com a fluidez no trânsito, a segurança dos ciclistas e o estímulo do veículo que reduz o consumo de combustível, a poluição sonora e do ar.

Adotar um dia para não utlizar o carro e usar outras alternativas de transporte é fundamental para reduzir volume de veículos, diminuir congestionamentos e transformar o trânsito em algo menos poluente. "A qualidade do ar envolve a saúde pública porque as pessoas acabam adoecendo com a absorção de poluentes e material particulado somado aos períodos de seca e redução de umidade que leva a doenças relacionadas ao sistema respiratório e até aumento de infarto", finaliza Alessandro.

Maringa.Com