ELEIÇÃO

Confira as medidas de segurança estabelecidas para as eleições municipais de 2020

Uso de máscaras será obrigatório para eleitores e mesários nas Eleições 2020

Confira as medidas de segurança estabelecidas para as eleições municipais de 2020
No dia 8 de agosto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020. - Foto: Reprodução

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o uso de máscara será obrigatório para eleitores e mesários, durante os dias de votação nas Eleições 2020.

No dia 8 de agosto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais 2020, elaborado pela consultoria sanitária gratuita prestada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.

Dentre as regras destaca-se a obrigatoriedade de máscara. “Se estiver sem máscara, não poderá entrar no local de votação”, afirmou o presidente do TSE. Ainda há a recomendação, por parte da Justiça Eleitoral, para que, se possível, cada um leve sua própria caneta esferográfica para o local de votação.

MEDIDAS DE SEGURANÇA – A votação ocorrerá no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, e o horário do pleito foi ampliado em 1 hora para evitar aglomerações: será das 7 às 17 horas, com o horário preferencial das 7 às 10 horas para pessoas acima de 60 anos, que integram grupo de risco.

Os cerca de 95 mil locais de votação serão adaptados para que se mantenha o distanciamento mínimo de 1 metro entre eleitores. Por recomendação sanitária, a identificação biométrica foi excluída.

Empresas e entidades brasileiras fizeram doações de 9,7 milhões de máscaras descartáveis, 1 milhão de litros de álcool em gel para eleitores e 2,1 milhões de frascos individuais para mesários. As orientações sanitárias elaboradas serão apresentadas à população por meio da campanha “Vote com Segurança”, que deve ser exibida nas rádios e televisões de todo o país a partir de outubro.

Contudo, a Justiça Eleitoral já antecipa que sua principal recomendação ao eleitor é que esteja de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível para não permanecer por tempo desnecessário no local de votação.

Paraná Portal