GREVE

Greve no transporte coletivo de Maringá tem início nesta quarta-feira (16)

Dirigentes do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) estão entregando panfletos no Terminal Intermodal, desde segunda-feira (14), a respeito da greve do transporte coletivo

Greve no transporte coletivo de Maringá tem início nesta quarta-feira (16)
Dirigentes do Sinttromar entregam panfleto sobre a greve à população. - Foto: Emerson Viana/Sinttromar

Motoristas rodoviários de Maringá entraram em greve nesta quarta-feira (16). A decisão pela greve foi tomada em assembleia da categoria, que não aceitou as perdas de direitos e a negativa de reajuste salarial impostas pelas empresas TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (metropolitano). Antes da paralisação, o Sinttromar esgotou as possibilidades de negociação amigável, o que incluiu reunião com o prefeito Ulisses Maia (PSD) e audiências públicas do dissídio coletivo, entre sindicato e empresas.

Na greve, o Sinttromar informa que será obedecida a decisão da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora que, ao assegurar o direito de greve, determinou a manutenção de 70% do contingente de motoristas e cobradores em atividade. Também serão tomadas as medidas necessárias de prevenção ao coronavírus. A decisão da magistrada frustrou as concessionárias, que pediam a circulação de 90% da frota e a proibição de atos de greve.

"O sindicato vai buscar, claro, se adequar para atender à demanda da Justiça. Contudo, é necessário que o sindicato tenha conhecimento do número de funcionários que está trabalhando neste momento, porque esse número varia dia a dia e há muitos que estão de férias", comenta o dirigente Emerson Viana Silva.

À Justiça, o jurídico das empresas informou que a TCCC mantém em operação entre 62% e 65% da frota e a Cidade Verde, 74%. 

Assessoria de imprensa