AÇÃO SOCIAL

Sasc inaugura CIACA no Borba Gato

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania de Maringá - Sasc irá inaugurar, na próxima sexta-feira (18), às 10 horas, mais um Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas – CIACA em Maringá.

O bairro escolhido é o Conjunto Borba Gato.

Neste bairro o programa já executa atividades num espaço provisório, mas a população da região foi contemplada com a construção de um salão social, para sediar definitivamente o CIACA - Unidade Borba Gato.

No local serão atendidas 100 crianças de 6 a 14 anos, em regime de contraturno social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, deliberador dos recursos do Fundo para a Infância e Adolescência - FIA, definiu por aplicar um saldo de recursos na construção do novo CIACA.

A Prefeitura Municipal de Maringá assumiu a contrapartida necessária à execução da obra, pois os recursos do FIA Estadual na ordem de R$ 26.500,00, mais correção de saldo de aplicação, são insuficientes.

O CIACA é um programa de proteção integral para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que desenvolve atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas e de lazer, em período complementar à escola de ensino regular.

Os CIACAs fazem parte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e desenvolvem atividades que auxiliam na formação dos cidadãos que têm direitos estabelecidos e garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O trabalho é desenvolvido em oficinas de orientação escolar, artística-cultural, iniciação à informática e jogos recreativos, além da organização de passeios, visitas e outros projetos destinados à formação cultural.

Atualmente, a Prefeitura de Maringá controla o funcionamento de quatro CIACAs (Jardim Alvorada, Borba Gato, Branca Vieira e Mandacarú) e mantém parcerias com a AABB Comunidade (Associação do Banco do Brasil) e a FA Comunidade (Fábrica de Colchões Maringá), onde funcionários da prefeitura desenvolvem as mesmas atividades.

Informações na Secretaria de Assistência Social e Cidadania pelo telefone 3221-6400 ou na rua Joubert de Carvalho, nº 127, sala – 204.