ASTRONOMIA

Júpiter e Saturno estarão visíveis no céu deste final de semana no Brasil

Ambos os planetas estarão visíveis próximos à Lua a partir das 18 horas

Júpiter e Saturno estarão visíveis no céu deste final de semana no Brasil
Para observar a conjunção da Lua com Júpiter e Saturno nesta sexta-feira e sábado, é importante identificar os principais pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. - Foto: Freepik

Nesta sexta e sánado, 28 e 29 de agosto, será possível observar Júpiter e Saturno no céu a olho nu. A Lua fará conjunção com Júpiter e ambos estarão mais próximos no céu no Brasil, nesta sexta. O planeta poderá ser visto a partir das 18 horas, 52° acima do horizonte leste. Eles alcançarão o ponto mais alto às 20h53, 88° acima do horizonte nordeste. 

No sábado, o show será de Saturno. A Lua fará conjunção com Saturno, que também estará visível partir das 18 horas, 44° acima do horizonte leste. Mais próximos, ambos atingirão o ponto mais alto no céu por volta das 21h24, 87° acima do seu horizonte norte, e poderão ser observados no Brasil até às 3h30, aproximadamente.

No campo da astronomia, 'conjunção' significa que, quando vistos do mesmo ponto, dois corpos celestes aparecem perto um do outro no céu. Neste caso, o ponto de observação será o Brasil, e a conjunção será entre a Lua, único satélite natural da Terra, e os planetas Júpiter e Saturno.

COMO OBSERVAR – Para observar a conjunção da Lua com Júpiter e Saturno nesta sexta-feira e sábado, é importante identificar os principais pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Aplicativos de celular podem ajudar na localização.

Maringa.Com