GOVERNO

Em meio a crise hídrica, Paraná vai solicitar suspensão de aumento na tarifa de água

A reajuste tarifário previsto é de 9,6% e seria aplicado a partir do dia 31 de outubro

Em meio a crise hídrica, Paraná vai solicitar suspensão de aumento na tarifa de água
A nova tarifa foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Agência Reguladora do Paraná, a Agepar. - Foto: Divulgação/Sanepar

De acordo com informações do Paraná Portal, o Governo do Paraná informou, na noite desta quarta-feira (26), que vao solicitar a suspensão do aumento na tarifa de água. A nova tarifa foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Agência Reguladora do Paraná, a Agepar. A suspensão será solicitada através da Procuradoria-Geral do Estado. 

O Governo do Paraná afirma em nota que “o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”.

A reajuste tarifário previsto é de 9,6% e seria aplicado a partir do dia 31 de outubro. O aumento na tarifa de água deveria ter sido realizado no mês de abril, mas devido a pandemia da Covid-19 a Agepar decidiu suspender essa homologação até o mês de agosto.

CRISE HÍDRICA –  De acordo com a Agência Estadual de Notícias o Paraná está desde maio em situação de emergência hídrica. O nível médio das quatro barragens que abastecem a Região Metropolitana de Curitiba está em 31,09%. A represa do Iraí opera com 11,72% da capacidade, Passaúna com 34,17%, Piraquara I tem 17,21% do nível e Piraquara II 93,06%.

Por causa desta situação, a companhia implantou, em março um rodízio no abastecimento, primeiramente na região Sul de Curitiba e em São José dos Pinhais. Com o passar do tempo, a crise hídrica agravou as vazões de rios e poços que abastecem a região, o que levou a Sanepar a ampliar o rodízio para todas as regiões de Curitiba e Região Metropolitana.

Maringa.Com