Procon e UEM fazem parceria para analisar álcool em gel vendido em Maringá
Embalagens foram entregues no começo de julho para Departamento de Farmácia da UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) analisa álcool em gel vendido em farmácias, lojas e mercados maringaenses. Procon coletou produto de 32 marcas diferentes. Embalagens foram entregues no começo de julho para Departamento de Farmácia da UEM. É primeira vez que é feito esse teste na cidade. Resultado será divulgado no começo da próxima semana. "Há várias situações que identificamos adulteração no álcool em gel", comenta professora e responsável pela Farmácia de Manipulação da UEM, Marli Mirian de Souza Lima. "Como rótulo, embalagem, produtos inadequados, teor alcoolico e outros".
Análise faz parte de convênio que Procon tem com UEM, inclusive para combustíveis. A análise do álcool é feita no Laboratório de Análises de Combustíveis (LAC) da UEM. Dependendo do produto, são feitos procedimentos em equipamentos e salas diferentes. Parte dos processos também é feita na Farmácia da UEM. Testes são importantes para garantir qualidade do álcool na prevenção ao coronavírus.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Fiscal do Procon, Bruno Bieli, informa que caso seja identificada adulteração no álcool em gel responsável pela venda e estabelecimento podem receber Termo de Ajuste de Conduta (TAC), pode ser feito recall do produto e aplicar multa. "Também comunicamos a Anvisa e Vigilância Estadual para outros procedimentos", alerta Bieli. Vendedor tem direito à defesa.