ARBORIZAÇÃO

Plano de arborização indica espécies de árvores para cada rua de Maringá

São mais de 22 mil mudas disponíveis no viveiro para atender as 66 espécies escolhidas no plano de arborização, as áreas de conservação e muda de flores

Plano de arborização indica espécies de árvores para cada rua de Maringá
Mudas de árvores do Viveiro Municipal de Maringá - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

O Viveiro Municipal da Prefeitura de Maringá segue há mais de 1 ano as recomendações do novo Plano de Gestão da Arborização Urbana, com a indicação de espécies para cada uma das mais de 3,5 mil ruas do município, o primeiro do Brasil com a especifidade. São mais de 22 mil mudas disponíveis no viveiro para atender as 66 espécies escolhidas no plano de arborização, as áreas de conservação e muda de flores.

As espécies foram definidas de acordo com perfil de cada rua e região (espaço, tamanho da calçada, proximidade com fundo de vale). Entre elas estão o Araçá, Cabreúva, Cerejeira-rio-grande, Faveiro, Guaritá e Louro-pardo, todas nativas da nossa região. “O planejamento e a diversidade das espécies garante a subsistência da fauna urbana, melhora a qualidade de vida da população e torna as árvores mais adequadas ao espaço disponível”, o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema), Maurício Sampaio.

O novo Plano de Arborização Urbana também alterou as diretrizes para implantação dos projetos de arborização de novos loteamentos, tornando responsabilidade da empresa o plantio e cuidado com as mudas por 2 anos. “Antes, as loteadoras plantavam de acordo com o projeto aprovado, abandonavam as mudas e elas morriam 6 meses depois. Essa mais uma garantia para funcionar a arborização da cidade”, afirma Maurício Sampaio. Duas loteadoras já seguem a nova regra.

O Plano de Arborização, publicado em maio deste ano, apresenta detalhes técnico e especifidades da cidade, como as características físicas, econômicas, sociais e ambientais. A elaboração do plano iniciou em 2017 e será válido por 20 anos, com revisão a cada 5 anos. O documento com mais de 400 páginas está publicado no Decreto 172/2020. 

Prefeitura de Maringá