EVENTO

Festival online em prol dos artistas maringaenses acontece neste final de semana

O objetivo é captar recursos para a manutenção do espaço cultural fechado em função da pandemia e auxiliar outros artistas e espaços em dificuldade

Festival online em prol dos artistas maringaenses acontece neste final de semana
O evento vai ao ar a partir de 17 horas no canal da Coletiva no YouTube. - Foto: Divulgação

A Rede de Apoio aos Trabalhadores das Artes de Maringá e a Coletiva Mostra Multicultural promovem neste sábado (18) o festival online #tánarede, com a participação de 12 atrações maringaenses. O evento vai ao ar a partir de 17 horas no canal da Coletiva no YouTube. O objetivo é captar recursos para a manutenção do espaço cultural fechado em função da pandemia e auxiliar outros artistas e espaços em dificuldade.
 
Participam do festival artistas que representam o slam, o teatro/performance, a dança e a música. São eles: Ana Favorin, Ariadine Gomes, Bixa Preta 69, Bolinha Podre, Cia Duo Due e Adilson Filho, Claudio Caldeira e Leo Portuga, Devequi, Indexsonnora, Isabela Stresser, Isadora Yalodê, Lucas Trabuco e Serena Vieira, com a apresentação de Paula Mariá Riemer. Serão quase 4h de programação ininterrupta e durante o evento será possível fazer contribuições financeiras.
 
REALIZADORES – A Rede de Apoio (@maringarede) foi criada em março deste ano, quando todas as atividades artísticas e culturais foram interrompidas e os trabalhadores das artes ficaram sem nenhuma renda. O objetivo é promover ações e campanhas para captar recursos e auxiliar essas pessoas. “A Rede vem sendo fundamental neste momento, já conseguimos ajudar mais de 50 pessoas e alguns espaços culturais, seja com dinheiro, alimentos e remédios, seja com divulgação. O festival é mais uma ação com este propósito”, comenta a responsável pela Rede, Rachel Coelho.

“Precisamos que todos entendam que o que fazemos não é supérfluo nem descartável, mas sim vital para a construção de uma identidade própria, com seus conflitos, questões e propostas. Os artistas ali presentes tem algo a dizer, questionar ou propor e essas ideias não podem se perder”, comenta o coordenador de comunicação da Coletiva e um dos realizadores do evento, Diogo Correa. 

A COLETIVA – Mostra Multicultural é um centro cultural que foi criado em 2018 pela Macuco (Maringá Cultural Cooperativismo) com o objetivo de proporcionar vivências culturais multidisciplinares, com oficinas, workshops, rodas de conversa, shows, apresentações e performances, além de ter um espaço expositivo. 

2 Coelhos Comunicação e Cultura