10/07/2020 16:02

QUARENTENA

Mais de 5 milhões já deixaram o afastamento do trabalho desde maio, diz IBGE

Os dados foram coletados pela pesquisa Pnad Covid, que busca identificar os efeitos da pandemia no mercado de trabalho e na saúde dos brasileiros

Mais de 5 milhões já deixaram o afastamento do trabalho desde maio, diz IBGE
O percentual de afastados entre os ocupados caiu de 19,8% no início de maio para 13,3% no dado mais recente. - Foto: Dario Oliveira/Folhapress

Desde o início de maio até a terceira semana de junho, mais de 5 milhões de brasileiros que estavam temporariamente afastados do trabalho devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus deixaram o afastamento, informou o IBGE nesta sexta-feira (10).

Segundo o instituto, na terceira semana de junho, cerca de 11,1 milhões estavam afastados do trabalho, abaixo da semana anterior, quando 12,4 milhões estavam afastados, e também dos 16,6 milhões de afastados no começo de maio. Com isso, o percentual de afastados entre os ocupados caiu de 19,8% no início de maio para 13,3% no dado mais recente.

Os dados foram coletados pela pesquisa Pnad Covid, que busca identificar os efeitos da pandemia no mercado de trabalho e na saúde dos brasileiros.

Os desocupados somavam 11,8 milhões entre 14 e 20 de junho, patamar estável em relação à semana anterior (11,9 milhões), mas acima do registrado no início de maio, quando os desempregados somavam 9,8 milhões. Já os ocupados eram 84 milhões, patamar estável nas duas bases de comparação.

Para Maria Lúcia Vieira, coordenadora da pesquisa, a estabilidade no número de ocupados e desocupadas na passagem de uma semana a outra, acompanhada de uma redução dos afastados, sugere que as pessoas estão voltando às suas atividades.

“No acompanhamento semanal da pesquisa, verificamos estabilidade na população ocupada e desocupada, mas uma queda no grupo de pessoas ocupadas que não estava trabalhando na semana de referência devido à pandemia”, observou Maria Lúcia, em comunicado. “Esse movimento se repete na terceira semana de junho em relação à segunda semana, indicando uma continuação do retorno dessas pessoas às suas atividades de trabalho.”

Entre os ocupados, 8,7 milhões trabalhavam de forma remota na terceira semana de junho, patamar estável em relação à semana anterior e ao início de maio.

A população fora da força de trabalho, que são aqueles que não estavam trabalhando nem procurando trabalho, somava 74,5 milhões, também estável em relação à semana anterior, mas abaixo do nível da primeira semana de maio (76,2 milhões).

Dessa parcela da população, 17,3 milhões gostariam de trabalhar e não procuraram trabalho por causa da pandemia, uma queda em relação à semana anterior (18,2 milhões) e também na comparação com o início da pesquisa em maio (19,1 milhões).

Segundo Maria Lúcia, os números sugerem que, com a flexibilização do distanciamento social, a pandemia deixou de ser um empecilho à busca de trabalho para 827 mil pessoas.

A taxa de informalidade continuou em queda na terceira semana de junho, para 33,9%, ante 35% na semana anterior e 35,7% no início de maio.

Em edição anterior da pesquisa, o diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, já havia afirmado que essa queda não é algo a ser comemorado.

“Em tempos de crise, a informalidade funciona como um colchão amortecedor para as pessoas que vão para a desocupação ou para a subutilização”, disse Azeredo, em meados de junho. “O trabalho informal seria uma forma de resgate do emprego, portanto não podemos dizer que essa queda é positiva.”

Na semana de 14 a 20 de junho, 15,3 milhões de pessoas apresentavam pelo menos um dos 12 sintomas associados à covid-19 (febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular).

O patamar ficou estável em relação à semana anterior (15,6 milhões) e caiu em relação ao início de maio, quando 26,8 milhões apresentavam pelo menos um dos sintomas. Entre os que apresentaram sintomas, 3,1 milhões buscaram atendimento de saúde e mais de 85% destes atendimentos foram prestados na rede pública.

Apesar da primazia do setor público, o número pessoas que buscaram atendimento privado cresceu, para 440 mil pessoas, ante 271 mil na semana anterior e 320 mil no início de maio. “Isso pode sugerir que, com a flexibilização, houve uma mudança no perfil das pessoas que apresentam sintomas, especialmente em relação às condições econômicas”, disse Maria Lúcia.

O primeiro óbito conhecido pelo novo coronavírus no país ocorreu no dia 17 de março. A partir daí, o país promoveu o fechamento de bares, restaurantes e comércio como forma de combater a pandemia. Em abril, os efeitos econômicos começaram a ser sentidos com mais intensidade, já que as medidas restritivas duraram do começo ao fim do mês. O impacto continuou em maio e junho, com efeitos no mercado de trabalho.

Ao fim de junho, a Pnad Contínua mostrou que a pandemia da Covid-19 destruiu 7,8 milhões de postos de trabalho no Brasil no trimestre encerrado em maio. Isso fez com que a população ocupada caísse 8,3% na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro, indo para 85,9 milhões de pessoas.

Também no o mês passado, o IBGE divulgou a primeira pesquisa mensal da Pnad Covid-19, com os resultados consolidados de maio. O estudo apontou que os brasileiros mais afetados pela doença são os pretos, pardos, pobres e sem estudo.

Folhapress

Notícias Relacionadas

CORONAVÍRUS

Especialistas afirmam que profissionais de RH são fundamentais para reestruturação do trabalho

A função deste especialista passa a ter não somente um olhar voltado ao processo e gestão, mas, também, comportamental.

Últimas Notícias

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

PROUNI

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni seguem até o dia 30 de setembro

Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular

ANIMAIS

Polícia ambiental resgatou mais de 2 mil aves no primeiro semestre de 2020

Na comparação com o mesmo período do ano passado, as apreensões de mamíferos aumentaram 7,3% e as de répteis e aves caíram 54,3% e 3,4%, respectivamente

TRÂNSITO

Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta-feira (18) em todo o país

Tema deste ano é "Perceba o risco, proteja a vida"

GREVE

Em terceiro dia, greve paralisa 100% do transporte urbano e metropolitano de Maringá

Nova audiência de conciliação na Justiça do Trabalho está agendada para esta sexta-feira (18)

ELEIÇÃO

Confira as medidas de segurança estabelecidas para as eleições municipais de 2020

Uso de máscaras será obrigatório para eleitores e mesários nas Eleições 2020

EVENTO VIRTUAL

Evento online arrecada doações para ONG de animais abandonados em Maringá

Programação especial do Catuaí Trends 2020 com enfoque em moda, comportamento e solidariedade começa no dia 22 pelo Instagram e Facebook do shopping

SUSTENTABILIDADE

Plástico retirado dos oceanos do Paraná será transformado em brinquedo

ONG vai distribuir brinquedos feitos de plástico retirado dos oceanos do Paraná

ELEIÇÃO

Auxílio-alimentação para mesários será de até R$ 40

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (15)

PESQUISA

Estudos apontam soluções para retomada econômica do Paraná

Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação prevê investimento da ordem de R$ 60 milhões, para quatro eixos estratégicos e 12 programas

RANKING

CAP da UEM conquista liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Colégio alcançou, na cidade, o primeiro lugar no ensino médio

TRAGÉDIA

Bombeiros do Paraná iniciam combate a incêndio no Pantanal nesta quinta-feira (17)

Além dos militares, também foram enviados sete caminhões-pipa para colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul

IRREGULARIDADES

Ministério Público do Paraná cumpre mandado de busca e apreensão em escritório de Ricardo Barros

De acordo com o Gaeco, a investigação é sobre fraudes na contratação de energia eólica, tendo início com base em informações da colaboração premiada da Operação Lava Jato

UEM

UEM terá único laboratório do interior do Paraná para estudo de vacinas virais

Além de contribuir para o controle de doenças infecciosas, como a Covid-19, o laboratório NB3 permitirá a prestação de serviços ao setor privado

GREVE

Greve no transporte coletivo de Maringá tem início nesta quarta-feira (16)

Dirigentes do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) estão entregando panfletos no Terminal Intermodal, desde segunda-feira (14), a respeito da greve do transporte coletivo

EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ NO CARTÃO DE CREDITO.

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ NO CARTÃO DE CREDITO.


A combinar

Empréstimo em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Empréstimo em Maringá

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


R$ 1.000,00

EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ NO CARTÃO DE CREDITO.

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


A combinar

Btv BX em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Btv BX em Maringá

Aceitamos: Visa, Máster, Hiper Card, American Express, Elo, Cooper. Tudo 4x Sem Juros, Partir De 5x Até 12x Com Juros. 300 Canais Sem Mensalidades. Telecine, Hbo, Premier, Combate Sport Tv. Fazemos Também Atualização Em Todos Os Modelos De Aparelhos Na Loja. (((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado Tv Box Mxq Pro 4K R$ 339,00, Garantia de 4 Meses, Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 300 canais e mais de 3 Mil filmes. Htv 6 Plus Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Mega, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Btv 10 Bx 4k Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Megas, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Duo Sat Joy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 790,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Legacy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Platinum Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Etc. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 90,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Lnb 2 Saida R$ 50,00 Lnb 4 Saida R$ 90,00 Lnb 8 Saidas R$ 199,00 Fazemos Também A Instalação Em Sua Casa. Instalamos Também Antena Local Hdtv. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Troy Legacy, Duo Sat Joy, Htv, Btv, Mxq, Instalação de antena e atualização de receptores em Maringá


R$ 790,00

Htv 6 Plus em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Htv 6 Plus em Maringá

Aceitamos: Visa, Máster, Hiper Card, American Express, Elo, Cooper. Tudo 4x Sem Juros, Partir De 5x Até 12x Com Juros. 300 Canais Sem Mensalidades. Telecine, Hbo, Premier, Combate Sport Tv. Fazemos Também Atualização Em Todos Os Modelos De Aparelhos Na Loja. (((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado Tv Box Mxq Pro 4K R$ 339,00, Garantia de 4 Meses, Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 300 canais e mais de 3 Mil filmes. Htv 6 Plus Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Mega, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Btv 10 Bx 4k Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Megas, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Duo Sat Joy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 790,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Legacy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Platinum Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Etc. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 90,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Lnb 2 Saida R$ 50,00 Lnb 4 Saida R$ 90,00 Lnb 8 Saidas R$ 199,00 Fazemos Também A Instalação Em Sua Casa. Instalamos Também Antena Local Hdtv. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Troy Legacy, Duo Sat Joy, Htv, Btv, Mxq, Instalação de antena e atualização de receptores em Maringá


R$ 1.690,00

DINHEIRO NA HORA! MELHO...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio DINHEIRO NA HORA! MELHOR PARCELA E MENOR JUROS DO MERCADO! (Cubro TODAS ofertas!!)

ANTECIPAÇÃO DE PARCELAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO ***MELHOR TAXA DO MERCADO, VALORIZE SEU DINHEIRO PESQUISE - (Cubro TODAS ofertas!!)*** EMPRÉSTIMO SEM BUROCRACIA, DINHEIRO LIBERADO NA HORA - ATENDIMENTO EXCLUSIVO VOCÊ PASSA O VALOR DESEJADO E PARCELA DE 3 A 18 X NO CARTÃO E RECEBE O $$ NA HORA! VALORIZE SEU DINHEIRO, PESQUISE A MELHOR TAXA DO MERCADO!!!!


R$ 0,01

MAISON LUMINI | Parque ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio MAISON LUMINI | Parque do Ingá - Vista para o Parque!!!

"Tenha a melhor vista no espaço mais cobiçado de Maringá!!!" Alguns passos à frente do Parque do Ingá, o imponente Maison LUMINI possui uma área diferenciada com ocupação TOTAL da quadra (sem vizinhos ou divisas com terceiros), proporcionando maior privacidade e segurança para seus moradores. Apartamento ALTO PADRÃO com 179,37 m2 privativos (andar alto), compondo: 03 suítes (sendo 01 suíte master com closet), sala de estar/jantar e cozinha conjugadas, ampla sacada gourmet, louceiro, área de serviço + Bwc, lavabo social e 03 vagas de garagem. Área de lazer: COMPLETA (DIFERENCIAIS: espaço pet, squash, pilates, etc.) Localizado na avenida Laguna - zona 01. Previsão de entrega: abril/2021. Valor dos direitos em junho/2020: R$ 620.000,00 reais (sujeito à atualização de valores). Saldo devedor em junho/2020: R$ 1.516.000,00 reais (sujeito à atualização de valores). Tratar com: Rodrigo Cel. e WhatsApp: (44) 9 9143-0188


A combinar

Kombi Furgão 2013/2014

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Kombi Furgão 2013/2014

Kombi furgão 2013/14 - Branca - último ano.


R$ 34.000,00

APTO 2 QTOS - UEM - DIR...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio APTO 2 QTOS - UEM - DIRETO C/DONO

4.o Andar - bloco B . Semi-mobiliado, 50 mts.da UEM - próximo do Centro . Livre do condomínio e IPTU . Gás encanado .


R$ 900,00

Fretes Hélio e descarte...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Fretes Hélio e descarte de móveis usados em geral 99933-6112-whatsapp- Aceito cartões de crédito e débito

Pequenos fretes e descarte de móveis usados em geral em Maringá e região em lugar apropriado Aceitamos cartões de crédito e débito


A combinar