CORONAVÍRUS

Resultados de Covid-19 podem ser consultados pela internet

O diagnóstico é gerado em atá 30 horas, após coleta do exame

Resultados de Covid-19 podem ser consultados pela internet
Agora o paciente pode acompanhar o resultado online e continua recebendo ligação da equipe da saúde para confirmação do teste. - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os resultados de exames laboratoriais coletados na UPA Zona Norte para detectar a covid-19 podem ser consultados no site do Núcleo de Diagnóstico, laboratório credenciado por meio de licitação pela Prefeitura de Maringá. O diagnóstico é gerado em até 30 horas, após coleta do exame. A ferramenta agiliza o trabalho da Secretaria de Saúde e o resultado do exame ao paciente. Para acessar o diagnóstico, o paciente deve informar o usuário e senha que são gerados após consulta. 

Além de possibilitar o acompanhamento do exame pelo paciente por celular ou computador, o sistema repassa o resultado automaticamente para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), para monitorar os positivados durante o isolamento domiciliar. 

“Agora o paciente pode acompanhar o resultado online e continua recebendo ligação da equipe da saúde para confirmação do teste. Quando positivado, também é acompanhado pelo Cievs para monitoramento dos sintomas por 14 dias”, afirma o secretário de Saúde Jair Biatto. 

UPA ZONA NORTE – Em março, a UPA Zona Norte tornou-se exclusiva para pacientes que apresentem sintomas respiratórios agudos e sintomas compatíveis ao coronavírus, como febre alta, tosse seca e falta de ar. A medida adotada faz parte das estratégias da Secretaria de Saúde para enfrentamento da Covid-19. 

Prefeitura de Maringá