CIDADE

Projeto "Domingo no Parque do Ingá" será lançado neste domingo

A comunidade maringaense e de municípios vizinhos contarão, a partir do próximo domingo, dia 6, com um espaço destinado a atividades recreativas e de lazer, durante onze domingos até o final do ano, quando será lançado o Projeto “Domingo no Parque do Ingá”.

As atividades serão realizadas ao redor do Parque e visam chamar a comunidade para momentos dedicados à família com práticas saudáveis.

A idéia do projeto, intitulado “Domingo no Parque do Ingá”, partiu do Convention & Visitors Bureau com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias da Saúde, dos Esporte e Lazer, da Indústria, Comércio e Turismo e do Meio Ambiente e Agricultura - Parque do Ingá e ainda entidades e órgãos de serviços.

“Inicialmente fechamos os domingos em torno do Parque do Ingá para proporcionar à comunidade maringaense um espaço disponibilizado para recreação e lazer, que será mantido no centro, mas que também poderá ser instalado nos bairros da cidade.

Será um local para realizar vários tipos de atividades, desde soltar pipa, jogar vôlei, conversar, entre outras.

Um lugar para a comunidade ter lazer aos domingos”, destaca o secretário dos Esportes e Lazer, Roberto Nagahama.

Atividades não faltarão para quem for ao Parque do Ingá nos domingos do projeto.

Um cronograma foi desenvolvido entre Prefeitura e Convention para que os participantes tenham diversas opções de lazer.

Serão oferecidas atividades esportivas – ciclismo, handebol, basquete, vôlei, capoeira, torneios de xadrez, exercícios voltados para a saúde, atividades ao ar livre, oficinas para crianças – jogos e brincadeiras -, atividades culturais – exposições de pintura, artes, circenses, artesanatos, apresentações músicas e dança, entre outros.

O lançamento oficial do projeto será às 10 horas, com a largada da Corrida Rústica para as categorias menores de 10 a 14 anos, masculino e feminino, que percorrerão 1,5 mil metros e terão como local de largada a Avenida Anchieta, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, fazendo o contorno do parque e retornando pela Avenida Laguna.

E para fechar o “Domingo no Parque”, será realizada a Corrida Rústica para as categorias maiores de 15 anos e acima de 61 anos, com um percurso de 7 quilômetros, tendo a largada às 18 horas, na Avenida Anchieta esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek, percorrendo pela avenida Laguna, retornando o Parque do Ingá, entrando na avenida Pedro Taques, passando pela praça Rocha Pombo e prosseguindo pela avenida Horácio Raccanello Filho, com direção até a avenida Paraná, onde será encerrada a Prova, com a inauguração da Avenida Horácio Raccanello.

Além dos atletas da cidade participarão da prova de Elite, que será realizada a partir das 18 horas, o queniano Charles Kipngetich Korir, da equipe Fila, segundo colocado na meia maratona de Salvador – 2005, primeiro colocado da meia maratona de Toledo e segundo colocado na Maratona de São Paulo em 2006.

Outro queniano a participar da disputa será Richard Kiprono Mayo, também da equipe Fila, consquistou alguns títulos como segundo colocado na maratona da Itália, primeiro colocado Brescia maratona, primeiro colocado meia maratona Discovery Kenia e quinto colocado na meia maratona da cidade de Udine Itália.

Outros atletas de Elite que farão parte da prova são Rildo Alves dos Santos, Claudenir da Silva Cardoso, Joziane da Silva Cardoso e Vanderlei Cordeiro de Lima, que reside em Maringá.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.maringa.pr.gov.br/corridadomingonoparque, até as 16 horas do dia da prova.

Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria dos Esportes e Lazer.

O “Domingo no Parque” já tem as datas deste ano definidas. O lançamento será realizado no dia 6 de agosto.

Os próximos serão 27 de agosto, 3 e 10 de setembro, 8 e 22 de outubro, 5 e 19 de novembro e 3, 10 e 17 de dezembro.

Nestes dias a população poderá comparecer ao Parque do Ingá entre 9 e 17 horas.

O “Domingo no Parque” conta com o apoio da UEM, Cesumar, Acim, Viapar, Cúria Diocesana, 4º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Núcleo das Academias de Ginástica, Opem (Ordem dos Pastores evangélicos de Maringá), Sesc e Sanepar.

Informações na Secretaria dos Esportes e Lazer pelo fone: 3901-1800