VACINAÇÃO

Unicesumar inicia drive thru de vacinação contra a gripe

Ao todo, a expectativa é que sejam imunizadas mais de 12 mil pessoas entre segunda (18) e sexta-feira (23), das 9 às 17 horas, no campus da Instituição.

Unicesumar inicia drive thru de vacinação contra a gripe
Vacinação segue até sexta-feira (22). O público alvo são professores e pessoas entre 55 e 59 anos. - Foto: Divulgação

Em meio à pandemia de Covid-19, intensificar os cuidados com a saúde é fundamental – especialmente quando se trata de combater doenças respiratórias. Com esse intuito, alunos e professores do curso de Enfermagem da UniCesumar participarão da 3ª fase da campanha de vacinação contra a gripe, realizada pela Secretaria de Saúde de Maringá. Ao todo, a expectativa é que sejam imunizadas mais de 12 mil pessoas entre segunda (18) e sexta-feira (23), das 9 às 17 horas, no campus da Instituição.

A ação ocorrerá no formato drive-thru, mas também serão atendidos pedestres. Nesta etapa, o público-alvo será professores da rede pública e privada, desde a educação infantil até o ensino superior. Para receber a vacina, os docentes terão que portar uma declaração emitida pela instituição à qual fazem parte. Também serão imunizadas pessoas na faixa-etária entre 55 e 59 anos, que deverão apresentar documento de identificação com foto.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Juliana Dalcin Donini e Silva, além de nove professores, a ação terá o envolvimento de 19 estudantes do último ano do curso. “Os alunos do curso de Enfermagem da UniCesumar realizam Prática Clínica desde a 2ª série do curso, onde atuam na prática e realização de procedimentos em salas de vacinas e áreas afins. Isso garante segurança na atuação da campanha.” Para Juliana, os impactos positivos da participação dos acadêmicos em ações como essa vão além do conhecimento técnico e prático adquirido.

“Essas ações despertam no acadêmico a responsabilidade social, a preocupação com a promoção da saúde da população. Incita também a capacidade de organização, trabalho em equipe, tomada de decisões, relacionamento interpessoal e comunicação”, explica.

Apesar de não se tratar de uma imunização referente ao novo coronavírus, especialistas reforçam a importância de garantir a eficácia da campanha de vacinação nesse período. De acordo com a professora Juliana Dalcin, a estratégia tem o objetivo de imunizar os grupos de risco para reduzir a busca por atendimento hospital e em unidades de pronto atendimento 24 horas, que neste momento está dedicado aos casos de Covid-19.

“A imunização contra a gripe também é importante porque o grupo de risco vacinado apresenta menos risco de contrair os dois vírus de uma vez, o que aumentaria as chances de complicações e morte em decorrência da doença”, alerta.

Unicesumar