VACINAÇÃO

Terceira fase da vacinação contra gripe segue até sexta-feira (15)

Devido o cenário atual do coronavírus, crianças devem ser acompanhadas somente por um responsável e todos devem usar máscaras.

Terceira fase da vacinação contra gripe segue até sexta-feira (15)
Para todos os grupos, é obrigatório, no ato da vacinação, o atestado médico para doenças crônicas, documentos pessoais com foto, carteira de vacinação, entre outros. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

A terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 15 de maio para crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, indígenas e pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, mental ou múltipla). Devido o cenário atual do coronavírus, crianças devem ser acompanhadas somente por um responsável e todos devem usar máscaras.

Pessoas com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual, mental ou múltipla), indígenas e crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias serão vacinados nas UBSs, de acordo com o horário de vacinação de cada unidade. Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos acima de 60 anos precisam agendar a vacinação na unidade mais próxima. Professores e pessoas de 55 a 59 anos também fazem parte da 3ª fase da vacinação e serão vacinados a partir do dia 18 de maio.

Neste mesmo período haverá um novo momento de vacinação dos públicos: trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. A divulgação de datas e estratégias será em breve. Para todos os grupos, é obrigatório, no ato da vacinação, o atestado médico para doenças crônicas, documentos pessoais com foto, carteira de vacinação, entre outros. Aqueles em que a deficiência não é visível deverão apresentar comprovação.

A campanha de vacinação contra influenza, iniciada em 23 de março, já imunizou 91.162 pessoas entre idosos, caminhoneiros, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas com outras condições clínicas especiais. Até quinta, 7, 51.802 idosos foram imunizados (116,08% do grupo vacinado), ultrapassando a meta da meta campanha que era vacinar 44.628 idosos. Foram vacinados 21.768 portadores de doenças crônicas (população para ser vacinada: 38.577) e 12.341 trabalhadores da saúde (89,60% do grupo imunizado).

Veja o cronograma de aplicações de vacinas da terceira fase:
Idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Onde: Vacinação domiciliar ou UBS
Quando: agendamentos por telefone, até o dia 15 de maio.

Crianças de 6 meses a 5 anos
Onde: UBS
Quando: Até o dia 15 de maio

Pessoas com deficiência
Onde: UBS
Quando: de 11 a 15 de maio

Indígenas
Onde: UBS
Quando: de 11 a 15 de maio

SERVIÇO – Confira o endereço e horário de atendimento de todas as UBS de Maringá e região em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/9b1463dd794b.pdf.

Prefeitura de Maringá