RELIGIãO

Universidade realiza 'culto drive-in' em câmpus de Maringá

Universidade realiza 'culto drive-in' em câmpus de Maringá
A interação do público ocorreu por meio de buzinas e faróis dos carros, que se tornaram a forma de comunicação dos presentes - Foto: Divulgação Unicesumar
Em tempos de isolamento social, a 2ª Igreja Presbiteriana Independente de Maringá (PR) encontrou uma maneira criativa de reunir sua comunidade, sem desrespeitar as normas de segurança contra o novo coronavírus Covid-19. A igreja realizou no último domingo um “culto drive-in” no estacionamento do campus da UniCesumar, com a presença de mais de 350 pessoas. Cerca de 110 veículos estavam devidamente estacionados no local. O nome dado à programação é relativo ao local de serviços que para obtê-los o cliente não precisa sair do carro. O e evento teve apoio do Núcleo de Apoio Integral da UniCesumar.

A programação contou com cânticos, recolhimento de ofertas, orações e reflexão bíblica. Tanto a equipe de louvor quanto a equipe pastoral conduziram os cânticos e a liturgia em cima de um trio elétrico. A interação com o público também ocorreu: as buzinas e os faróis dos carros se tornaram a forma de linguagem dos presentes. A entrega de ofertas e dízimos, por exemplo, foi sinalizada por meio de um código específico utilizando os faróis.

A ideia do “culto drive-in” veio do presbítero Wilson Matos, que é fundador e reitor da UniCesumar. “Vi uma reportagem e achei a ideia muito boa. Então levei a sugestão à liderança da igreja que, imediatamente, concordou em realizarmos um culto nesses moldes”, lembra Matos.

A organização e a realização do culto ficaram à cargo da equipe pastoral da igreja e contou com a ajuda de dezenas de voluntários, organizando as vagas no estacionamento e distribuindo máscaras de proteção doadas pela UniCesumar.

Weslley Matos, que é diretor de Relações Institucionais da UniCesumar e também um dos pastores da 2ª IPI, foi quem conduziu a liturgia do culto. Segundo ele, “a experiência foi maravilhosa. Foi emocionante ver que dentro de cada veículo tinha uma família renovando sua confiança na bondade de Deus em meio aos dias difíceis. Todos gostaram muito da iniciativa e pretendemos realizar outros, se Deus assim permitir”.

O “culto drive-in” teve início por volta das 17 horas e foi encerrado às 18h30. Além dos presentes no estacionamento, muitos acompanharam o culto pela internet, com transmissão, em tempo real, via YouTube e Facebook. A TV e a Rádio UniCesumar também transmitiram a programação, ao vivo.

Unicesumar