UEM

Editora da UEM promove fluxo editorial durante a pandemia

Editora da UEM promove fluxo editorial durante a pandemia
A Editora mantém o fluxo editorial diante da atual pandemia, recebendo propostas das comunidades interna e externa. - Foto: Divulgação UEM
A Eduem (Editora da Universidade Estadual de Maringá) está aproveitando o período de quarentena para divulgar as instruções e as normas a quem esteja interessado em escrever um livro técnico, científico, didático ou cultural. O livro é indexado na Biblioteca Nacional (ISBN).

Pessoas da comunidade em geral, ou seja, de fora da Universidade, também podem ter o livro publicado. As propostas, inicialmente, são avaliadas pela equipe do setor e pelo Conselho Editorial, encarregados de fazer a análise quanto às normas de submissão e ao atendimento das políticas editoriais da Eduem. Depois, são enviadas para, no mínimo, dois avaliadores designados para esta finalidade (a-doc), para análise em relação ao mérito científico.

É importante esclarecer que tanto a proposta enviada pelas pessoas da comunidade universitária quanto a da comunidade externa seguirá, caso seja aprovada, os trâmites de editoração, sujeitos à disponibilidade de recursos financeiros internos da Eduem e/ou de verba oriunda de fontes externas.

A Editora ainda lembra os professores interessados que ela também publica o material didático elaborado pelos docentes, sem custo de impressão, na Coleção Fundamentum. O conteúdo desta coleção atende principalmente os alunos dos cursos de graduação, pelo preço bem acessível, podendo, ainda, ser utilizado como livro texto ou bibliografia complementar. A Fundamentum é indexada na Biblioteca Nacional.

Propostas resultantes de tese e dissertação deverão ser, obrigatoriamente, reformuladas para o formato livro, com linguagem e formato acessíveis. É necessário levar em consideração que a tese/dissertação é um material elaborado, em princípio, para ser lido e julgado por pesquisadores especializados na área.

Em caso de tradução, o proponente deverá apresentar, no ato da submissão da proposta, um Termo de Liberação em que conste anuência da Editora e autores(as) quanto a essa publicação.

Cabe observar que propostas de livros resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, experiências com animais, engenharia genética e meio ambiente, devem apresentar o parecer do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Copep), conforme prevê a resolução nº 510/2016.

Para saber mais detalhes, como o processo de seleção, a apresentação de originais, a diretrizes para a submissão e os critérios para a aprovação das obras, basta entrar no site da Editora. As informações quanto ao procedimento de publicação dos materiais da Coleção Fundamentum podem ser vistas pelo link http://old.periodicos.uem.br/~eduem/novapagina/?q=node/151.

Universidade Estadual de Maringá