RANKING

Curso de Direito da UEM lidera índice de aprovação na OAB da última década

Curso de Direito da UEM lidera índice de aprovação na OAB da última década
Informação consta de apuração feita pela OAB Nacional e a Fundação Getúlio Vargas. - Foto: Divulgação/Governo do Ceará
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a instituição de ensino superior que mais aprovou egressos do curso de Direito no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos últimos 10 anos, de acordo com levantamento sobre a aplicação unificada do concurso de 2010 a 2019.

O relatório “Exame de Ordem em Números”, lançado pela OAB Nacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para celebrar os 10 anos de aplicação unificada da prova, coloca o curso de Direito da UEM com 64,1% do total dos inscritos no período.

Entre as 100 instituições com mais de 100 examinandos inscritos, de acordo com a taxa de aprovação média, o Paraná tem seis instituições públicas e cinco privadas classificadas. As outras públicas são as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP), de Londrina (UEL), do Oeste do Paraná (Unioeste), e de Ponta Grossa (UEPG), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além disso, na região Sul do País, com 64,5% dos aprovados, a maior do país, o Paraná ocupa a segunda colocação na classificação por seccional do índice nacional por apresentar a taxa de aprovação de 66% no Exame de Ordem Unificado, atrás apenas do Ceará.

O relatório apresenta um panorama geral da prova, disponibilizando dados e estatísticas nacionais e regionais, tendo como base os resultados da II à XXIX edição, de 2010 a 2019, incluindo o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Brasil, além de estatísticas e outros dados relevantes. A publicação traz reflexões sobre o papel do exame como balizador qualitativo do ensino jurídico no Brasil.

Para o coordenador do curso de Direito da UEM, professor Ricardo Gardiolo, este desempenho se deve ao empenho de professores e alunos, apesar de todas as dificuldades que atingem o ensino superior. “Isto [os resultados] é fruto do trabalho dos professores, sempre atentos a novas estratégias pedagógicas e atualização de conteúdo, e do empenho dos alunos, que ativamente contribuem para o seu aperfeiçoamento”, descreve.

Segundo ele, o projeto pedagógico do curso na UEM não se limita aos componentes ministrados em sala de aula, contando com projetos de ensino, pesquisa e extensão que permitem que os alunos vejam o Direito na prática.

Ele destaca o Núcleo Maria da Penha (Numape), o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ), o Núcleo de Soluções Alternativas, a Empresa Júnior, “que colocam os alunos à frente da solução dos problemas da sociedade e consolidam os conteúdos processados nas aulas teóricas. Os resultados obtidos pelos alunos e egressos do Curso de Direito da UEM o faz ser um dos mais concorridos no vestibular”.

OAB – O Exame de Ordem é o instrumento de admissão, certificação e qualificação profissional para o exercício da advocacia no País. A Fundação Getúlio Vargas é a organizadora do concurso desde a segunda edição unificada.

A prova é aplicada três vezes ao ano, em 168 municípios, em todas as unidades da Federação. São duas fases eliminatórias: uma prova escrita, objetiva, com 80 questões generalistas; e, a segunda, uma prova escrita, discursiva, de caráter prático-profissional.

Da VIII à XXIX edição, observa-se que a grande maioria dos examinandos eram oriundos de instituições de ensino privadas, contra 6% da rede pública. Porém, proporcionalmente a taxa de aprovação média é maior entre candidatos de instituições públicas: 39% ante 17% das instituições particulares.

Universidade Estadual de Maringá