VACINAÇÃO

Segunda fase de vacinação contra a gripe tem início nesta quinta-feira (16)

Segunda fase de vacinação contra a gripe tem início nesta quinta-feira (16)
A vacina é destinada a portadores de doenças crônicas entre 6 e 59 anos e profissionais da área da saúde. - Foto: Thiago Louzada/PMM
A segunda fase de vacinação da campanha contra influenza inicia nesta quinta-feira (16), para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, de 6 a 59 anos, e para trabalhadores da área da saúde. O município recebeu nesta quarta, 15, 25 mil novas doses enviadas pelo Governo Federal. Para evitar aglomerações e reforçar a prevenção ao coronavírus, a Secretaria de Saúde adotou nova estratégia de aplicação da vacina.

Portadores de doenças crônicas, de 6 a 59 anos, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ou seja, a mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira. Para vacinação deste grupo é necessário além de documentos pessoais e carteira de vacinação, uma comprovação da doença (prescrição médica de até 2 anos), resultado de exame recente, ou outro documento que comprove o quadro.

Profissionais da saúde deverão se vacinar nos dias 16 e 17 de abril, das 10h às 16 horas, na Subseção Maringá do Conselho Regional de Enfermagem (COREN - avenida Horácio Raccanello Filho, 5570, sala 1, térreo, Novo Centro). Deverão apresentar documentos pessoais, carteira de vacina e comprovação de que trabalha na área da saúde (crachá, holerite, carteira de trabalho, carteira profissional ou declaração do empregador).

Para esta nova fase de vacinação, além dos grupos citados acima, o Ministério da Saúde incluiu profissionais da força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e portuários. Esses deverão aguardar a divulgação de estratégia de vacinação.

“Divulgaremos novas estratégias conforme disponibilidade de doses, provavelmente na próxima semana. Desta forma, enfatizamos que os demais grupos aguardem a divulgação de trabalho para atendê-los de forma a evitar aglomerações e exposição às situações de risco para o coronavírus”, afirma a coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde de Maringá, Edlene Goes.

A terceira fase de vacinação iniciará no dia 9 de maio, contemplando professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

SERVIÇO – Confira a UBS mais próxima de sua casa para vacinação acessando www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/e8394355f66e.pdf.
Prefeitura de Maringá