CIDADE

SAMU atende cerca de 2,5 mil chamadas mensais

Dezenove meses depois de sua ativação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU está atendendo, em média, 2,5 mil chamadas mensalmente.

Além de Maringá o serviço também atende Sarandi e Paiçandu e está estruturado de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, podendo ser equiparado às principais capitais e grandes centros do Brasil, conforme avalia o gerente de Atenção às Urgências e Emergências, da Secretaria da Saúde, Carlos Alberto Lagos.

Hoje já são 161 SAMUs instalados em todo o país.

A informatização do processo tem sido um dos diferenciais que dá agilidade ao processo e garante atendimento eficiente.

O serviço funciona 24 horas por dia e sua principal função é o atendimento pré-hospitalar de urgência.

Depois da criação do SAMU as internações e mortes por causas externas como acidentes de trânsito, quedas, choques e afogamentos, por exemplo, além de outras urgências clínicas como derrames, infartos e até mesmo partos, diminuíram de maneira significativa nas cidades atendidas pelo serviço.

A implantação do SAMU tem permitido melhora real na sobrevivência dos pacientes graves, conforme verificado nos dados existentes nesses serviços e na experiência mundial.

As equipes são compostas por profissionais de saúde que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental de toda a população.

O processo de atendimento é iniciado através do telefone 192, que é nacional, e os atendimentos de urgência são realizados em qualquer local, como residências, vias públicas, locais de trabalho e escolas, entre outros.

Durante o atendimento da chamada, teleatendentes da Central de Regulação identificam a emergência e trasferem o telefonema para o médico regulador, que diagnostica a situação e começa o atendimento imediatamente, através de orientação da pessoa que fez a ligação.

Também é o médico regulador quem define o melhor procedimento para o paciente.

Após a avaliação inicial, o médico vai definir a resposta mais adequada oara cada caso, que pode ser desde conselhos de primeiros-socorros a serem aplicados pelas pessoas próximas à vítima até o deslocamento de uma equipe médica para prestar o primeiro atendimento no local.

Para isso, o serviço conta com cinco viaturas equipadas para dar suporte básico ao primeiro atendimento e para remover o paciente para uma unidade de saúde já previamente acionada para recebê-lo e dar continuidade ao atendimento.

De acordo com Lagos, cerca de 70% das chamadas são casos de socorro com ambulâncias.

Os outros 30% não se enquadram nos casos de urgência e emergência e recebem orientações do médico regulador de como devem proceder.

O SAMU foi criado para priorizar e agilizar o primeiro atendimento às vítimas, uma vez que funciona a partir da integração entre umacentral telefônica, ambulâncias equipadas e setores de emergência dos hospitais, proporcionando também melhor utilização dos recursos médicos de cada localidade.

Atendimentos de urgência são os que implicam em risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente.

Também são considerados atendimentos de urgência as complicações no processo gestacional.

Quando o Samu presta atendimento:

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios

Em casos de intoxicação, trauma ou queimadura

Na ocorrência de quadros infecciosos graves

Na ocorrência de maus tratos

Em casos de tentativa de suicídio

Em crises hipertensivas severas

Quando houver acidentes com múltiplas vítimas

Em casos de choque elétrico

Em acidentes com produtos perigosos