EMPREGO

Veja dicas de como tornar as reuniões remotas mais produtivas

Veja dicas de como tornar as reuniões remotas mais produtivas
Veja como preparar todos os detalhes para evitar surpresas desagradáveis e estresse desnecessário. - Foto: Freepik
Em tempos de isolamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus, o trabalho em home office tem sido uma excelente alternativa para quem trabalha em escritórios ou áreas afins. Com o distanciamento, reuniões fazem-se necessárias para adequar serviços, novos projetos ou qualquer que seja a pauta importante para a empresa. Veja dicas de como realizar uma reunião remota de maneira produtiva.

FERRAMENTAS E LOCAL IDEAL – Primeiramente, é fundamental que os funcionários tenham câmera ou microfone necessários para a realização de uma videochamada ou videoconferência. Os acessórios podem ser de um notebook, webcam ou celular. O segundo passo é definir o local em que você vai ficar durante a reunião. O ideal é um local iluminado e silencioso. O plano de fundo também deve ser levado em consideração – uma pia cheia de louça ou uma cama desarrumada não são boas opções. A videochamada pode ser realizada através de sites e apps como Google Hangouts, Zoom ou Skype.

PAUTAS – Com uma organização prévia de tópicos e pautas, a reunião tende a ser realizada de maneira rápida e produtiva. Estabelecer as prioridades para a videoconferência e deixá-las expostas a todos os participantes, auxilia para que o assunto não se perca ou se estenda sem necessidade. Sempre que sentir que o assunto não está rendendo ou se perdendo, volte ao tópico ou pauta determinada e atraia novamente a atenção de todos os participantes.

INTERAÇÕES – Durante a reunião, é essencial que todos participem de forma ativa expondo ideias ou opiniões, dependendo do assunto abordado. Logo no início vale a pena pedir para que cada participante fale apenas na sua vez. As ferramentas de videochamada costumam alternar a imagem grande na tela entre os participantes.
Maringá.com