ENSINO A DISTÂNCIA

Veja dicas de como manter os estudos em casa

Veja dicas de como manter os estudos em casa
Além da leitura, professor incentiva que pessoas pratiquem exercícios físicos e tenham momentos de lazer. - Foto: Divulgação UEM
Atendendo a recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, estão suspensas as aulas presenciais na Universidade Estadual de Maringá (UEM), assim como está suspenso o Vestibular de Inverno 2020. No entanto, Gilmar Alves Montagnoli, chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM, pedagogo e doutor em Educação, aconselha que os estudantes da educação básica e do ensino superior mantenham-se organizados em casa, seja para estudar ou para relaxar, com prática de exercícios físicos e momentos de lazer.

Para quem em breve deseja ingressar num programa de pós-graduação, o pedagogo fala que esta é uma excelente oportunidade para reunir acervo e lê-lo, pensar em metodologia e elaborar um robusto projeto de pesquisa. Algo similar vale aos futuros vestibulandos e aos que já são acadêmicos: debrucem-se sobre os livros, cadernos e revisem conteúdos. Ou, quem sabe, possam estudar inglês de graça e on-line (inscrições até amanhã, dia 10).

“Este é um momento novo e único em nossas vidas, tem nos causado medo e incertezas. Então, é necessário cuidarmos da nossa mente, até para que o nosso corpo possa ficar bem. Precisamos de um refúgio, voltar nossa atenção para aquilo que nos faz bem, e neste sentido os livros podem ser grandes aliados, assim como outras atividades, como cozinhar e tocar instrumentos musicais”, argumenta Montagnoli.

Núcleo de Educação a Distância (Nead) – As aulas a distância da UEM começaram na segunda-feira (6). Ainda durante esta semana, o site do Nead foi repaginado para que toda a comunidade acadêmica da UEM possa realizar cursos e capacitações.
Universidade Estadual de Maringá