CORONAVÍRUS

Além dos filmes e séries: saiba como passar o tempo livre nesta quarentena

Além dos filmes e séries: saiba como passar o tempo livre nesta quarentena
Sites oferecem cursos gratuitos de diversas áreas e até mesmo visita virtual pelos museus do mundo! - Foto: tirachardz/Freepik
Com as medidas de isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, a quarentena tem afastado todos de sua rotina normal. Isso seria ótimo se não fosse perigoso sair de casa, fazendo o tédio tomar conta dos dias que começam a passar devagar demais. Até que a propagação do COVID-19 seja controlada, que tal buscar novas alternativas para passar o tempo livre? Há cursos grátis de idiomas e instrumentos, visitação online em museus, além das conhecidas plataformas para filmes, séries e podcasts para preencher seus dias.

CURSOS – Que tal aprimorar seu currículo ou até mesmo aperfeiçoar seus hobbies? Diversos sites oferecem cursos onlines gratuitos. São diversas áreas de ensino disponíveis e muitos podem até mesmo valer horas extras complementares para a faculdade com direito a certificado.

Os principais portais disponíveis são a Udemy (www.udemy.com/), Fundação Bradesco (www.ev.org.br/Cursos), GCF Global (edu.gcfglobal.org/pt/), Senai (eadsenaies.com.br), FGV (educacao-executiva.fgv.br/cursos/online) e Fundação Getúlio Vargas (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito).

Os cursos variam entre Administração, Desenvolvimento Pessoal, Educação e Pedagogia, Idiomas e Informática, Comunicação, Negócios, Programação, Marketing, Comportamento, Vendas, Empreendedorismo, Finanças, Desenho Arquitetônico, Metrologia, Tecnologia da Informação e Noções Básicas de Mecânica Automotiva.

Idioma: Apps gratuitos de idioma também podem ser uma ótima alternativa, principalmente para aprender um novo idioma. O Duolingo (pt.duolingo.com/), por exemplo, oferece aulas rápidas com estrutura de jogo, conquistando objetivos e aprendendo vocabulário e gramática. É possível aprender inglês francês, alemão, espanhol e diversas outras opções.

Instrumentos: É apaixonado por instrumentos? Que tal aprender novas músicas u até mesmo começar do zero? O site Cifra Club (www.cifraclub.com.br/aprenda/) oferece um catálogo completo com vídeos gratuitos para aprender de nível iniciante ou avançado com profissionais. Violão, guitarra, baixo, bateria, canto, teclado, piano, cavaquinho, ukelele, violino e harpa são as opções para desenvolver habilidades.

RECEITAS – Com a família em casa, inovar no cardápio pode ser uma boa maneira de passar o tempo livre. Sites com Tudo Gostoso (www.tudogostoso.com.br/) disponibilizam milhares de receitas para reproduzir, desde as mais simples como bolos e tortas, até às mais complexas, como carnes e cozidos. O canal no Youtube do Masterchef Brasil também disponibiliza, semanalmente, receitas em vídeo para reproduzir.

MUSEUS VIRTUAIS – Através do Google Art and Culture, é possível visitar virtualmente mais de 500 museus ao redor do mundo. Sem sair de casa, você pode visualizar obras dos mais diversos artistas e períodos da história, com todos os detalhes e informações.

Maringá.com