CORONAVÍRUS

Fiscalização recebe 7,6 mil denúncias em uma semana de operação

Fiscalização recebe 7,6 mil denúncias em uma semana de operação
Já foram 7.659 denúncias, 1.053 vistorias, 150 notificações e 33 autuações. - Foto: Andye Iore/PMM
A operação de Fiscalização Integrada da prefeitura para verificar cumprimento do decreto municipal 445/2020 em prevenção ao coronavírus completa uma semana de atividades. Até a madrugada desta quinta-feira (26), já foram 7.659 denúncias da comunidade. Reclamações geraram 1.053 vistorias das equipes de fiscalização, rendendo 150 notificações e 33 autuações.

Maringá tem 60,3 mil empresas no comércio e prestação de serviços. “É o período de maior registro na Ouvidoria até então”, anuncia diretor da Ouvidoria, Marcos Bogo, citando que casos são encaminhados para fiscalização que vai até locais indicados pelo 156.

Na operação de quarta-feira (25) foram registradas 739 denúncias rendendo 324 vistorias. Ainda há casos de flagrantes como bares abertos com clientes bebendo cerveja mesmo após toque de recolher, festa em casa em bairro residencial, cliente retirando lanche no bar quando deveria receber em casa, entre outras situações. Flagrantes geraram notificações e multas. Também foram visitados motéis, hotéis, lanchonetes, entre outros. Na manhã de quinta-feira uma financeira na rua Joubert de Carvalho teve atividade embargada após ser flagrada pela segunda vez nessa semana descumprindo decreto.

Por outro lado, vistoria feita na tarde de quarta-feira na fábrica da Coca-Cola verificou que empresa cumpre decreto municipal tendo reduzido atividades e efetivo na produção e administrativo. No dia anterior gerência havia recusado atender fiscalização da prefeitura. A vistoria foi feita, direção e assessoria de Comunicação se colocaram à disposição para colaborar com isolamento e redução de fluxo de pessoas para reduzir riscos de contaminação do coronavírus. Empresa tem 599 funcionários.

FILAS - A fiscalização também foi aos bancos. Somente a agência do banco Itaú, na avenida Brasil, na Vila Operária, não estava com funcionários orientando clientes no hall dos caixas eletrônicos. Na quinta, todas as agências estão em conformidade com decreto. Fechadas para atendimento interno e operações somente nos caixas eletrônicos. Operação mobiliza, em média, 150 pessoas entre secretarias da Fazenda, da Saúde, de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Guarda Municipal, com apoio das polícias Militar, Civil e Rodoviária. Além de cobertura da imprensa local.

SERVIÇO – Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 operando 24 horas. Decreto municipal e informações oficiais estão no site, Facebook e Instagram da prefeitura. Não compartilhe fake news.

CASOS

- 7659 denúncias

- 1053 vistorias

- 150 notificações

- 33 autuações

Prefeitura de Maringá