PROTEÇÃO

UEM volta a produzir álcool 70% graças à doações

UEM volta a produzir álcool 70% graças à doações
Os produtos são distribuídos para proteção de servidores e comunidade. - Foto: Divulgação UEM
A Farmácia Ensino de Manipulação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) dá continuidade, nesta quarta-feira (25), à produção de álcool líquido 70% que será destinado ao consumo interno do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e alguns setores da UEM, promovendo a segurança dos servidores que permanecem trabalhando.

Essa retomada na produção foi possível graças à doação de 1.000 litros de álcool puro por uma usina de Iguatemi. A matéria-prima foi transportada e armazenada, gratuitamente, pela Gopar, indústria de detergentes e desinfetantes, onde o produto foi acondicionado em embalagens adequadas e entregues à Farmácia Ensino de Manipulação.

De acordo com a responsável pela Farmácia de Manipulação, Marli Miriam de Souza Lima, nesse momento é importante relembrar que todo produto manipulado deve seguir as Boas Práticas de Manipulação (RDC 067/2007-ANVISA), pois é necessário garantir a qualidade dos produtos manipulados. “Por isso o álcool 70% está sendo preparado na farmácia, pelas farmacêuticas responsáveis e não nos laboratórios de ensino. Ressaltando que este produto destina-se ao HUM para a desinfecção de superfícies, pisos, e mãos, cuja eficácia precisa ser assegurada” explica Marli Miriam.

Ainda de acordo com Miriam, a Farmácia de Manipulação da UEM, vinculada ao Departamento de Farmácia, existe desde 1987 e tem sua Licença de Funcionamento autorizada pela Vigilância Sanitária renovada anualmente, uma vez que cumpre a legislação vigente.

“Outras empresas de Maringá também colaboraram com a UEM, doando as embalagens, onde serão colocados o álcool para distribuição no HUM. A Copos e Brindes doaram 3 mil embalagens de 300ml, a Biofórmula Farmácia de Manipulação, 100 embalagens para álcool, e também recebemos as tampas dos frascos que foram doadas por uma empresa que preferiu não se identificar” explica Débora Sant’ana, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

TODOS CONTRA O COVID-19 – Nesse momento de pandemia do Covid-19, o HUM está se preparando para o pico da doença, que, segundo especialistas, deve ocorrer no início do mês de abril. Dessa maneira, está sendo realizado o planejamento antecipado do hospital para garantir o atendimento e a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes.

DOAÇÕES – Para isso, o HUM lança mão de uma campanha para doação de donativos. Para fazer sua doação, entre em contato em horário comercial pelo (44) 3011-9255. Ou acesse o site da Associação de Amigos do HUM (AAHU), disponível em www.aahum.com.br/.
Universidade Estadual de Maringá