CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde desenvolve app para informações em tempo real

Ministério da Saúde desenvolve app para informações em tempo real
O 'Corornavírus-SUS' é uma ferramenta repleta de informações, orientações e ajuda ao apresentar sintomas. - Foto: Divulgação
A pandemia do coronavírus (COVID-19) alertou o mundo da necessidade de todos adotarmos medidas de prevenção diárias para minimizar o risco de contrair a doença, que ainda não tem tratamento e nem vacina. Além de medidas de higiene e desinfecção pessoal e no trabalho, outra arma eficiente para deixar o vírus bem longe é a informação. O aplicativo Coronavírus-SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, torna possível ter acesso a dados e notícias sobre a doença a qualquer tempo.

Ao entrar no Coronavírus-SUS, o usuário já vê as notícias em tempo real e dicas sobre como se prevenir do coronavírus. O aplicativo também traz um mapa, com base na localização do usuário, que identifica os postos de saúde públicos mais próximos.

Outra função importante é a que torna possível interação com o usuário sobre a condição de saúde. Na função “Está se sentindo mal? ”, o possível paciente tem que selecionar os sintomas que apresenta no momento, para qual país viajou e se teve contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado de coronavírus nos últimos 14 dias. Ao responder algumas perguntas, o próprio aplicativo avalia o risco de infecção do coronavírus.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES – Informativos de diversos tópicos como os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita, infecção e etc; mapa indicando unidades de saúde próximas; em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima; área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Coronavírus.

Com o aplicativo a população passa a ter acesso rápido e fácil a fontes de informação oficiais do Governo Federal que disponibilizam dados qualificados e baseados em evidências capazes de dirimir dúvidas e combater eventuais dúvidas sobre o tema. O aplicativo é parte de uma das ações do Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre o perigo do vírus.

FAKE NEWS – Para combater as Fake News sobre saúde, o ministério disponibiliza um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o espaço é exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Ministério da Saúde