24/03/2020 00:00

ECONOMIA

Principais bancos do Brasil permitem prorrogação de dívidas

Principais bancos do Brasil permitem prorrogação de dívidas
Cheque especial e cartão de crédito não terão pagamento prorrogado. - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Clientes pessoas físicas ou micro e pequenas empresas dos cinco maiores bancos do país podem pedir prorrogação, por até 60 dias, dos vencimentos de dívidas. A medida não vale para cheque especial e cartão de crédito. A renegociação de dívidas foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no último dia 16.

O conselho facilitou a renegociação de operações de créditos de empresas e de famílias que possuem boa capacidade financeira e mantêm operações regulares e adimplentes ativas, permitindo ajustes de seus fluxos de caixa. A medida dispensa os bancos de aumentarem o provisionamento (reserva de valor) no caso de repactuação de operações de crédito que sejam realizadas nos próximos seis meses.

De acordo com o Banco Central (BC), estima-se que aproximadamente R$ 3,2 trilhões de créditos possam se beneficiar dessa medida, “cuja renegociação dependerá, naturalmente, do interesse e da conveniência das partes envolvidas.”

MAIORES BANCOS – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander farão prorrogação das dívidas para contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. A medida de estímulo à economia tem o objetivo de amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, ressalta que é preciso ficar atento, ao renegociar, se o banco está propondo uma pausa no contrato, sem cobrança de juros pelo período de suspensão. “Vale a pena se for uma pausa nesses contratos e desde que o consumidor não tenha que arcar com juros por conta dessa suspensão. A cobrança de juros de acerto seria abusiva, dadas as condições em que essas medidas estão sendo adotadas neste momento”, disse.

Ao fazer o pedido, também é preciso confirmar com o banco se não haverá acúmulo de prestações, passados os 60 dias, com as que estão por vencer. Outra sugestão da economista é verificar se não haverá alteração na pontuação de crédito no cliente, ao solicitar a suspensão do contrato.

A economista também afirma que a medida deveria envolver também cheque especial e cartão de crédito. “São duas modalidades em que os consumidores já têm um histórico de endividamento, sobretudo a população de baixa renda. Por esse aspecto, a medida acaba tendo um carácter insuficiente”, disse.

CAIXA E BRADESCO – Procurada, Caixa ainda não informou detalhes sobre a medida. O Bradesco disse apenas para consultar o site da Febraban.

BANCO DO BRASIL – O BB informou que os clientes da pessoa física que já tenham operações de crédito contratadas podem renovar com carência para pagamento da primeira parcela nas linhas de crédito direto ao consumidor (CDC). As carências para pagamento da primeira parcela variam de até 60 dias na linha crédito automático e até 180 dias para as linhas de crédito salário e crédito consignado. De acordo com o banco, não haverá comprometimento do fluxo de pagamento do cliente, que continuará com uma única parcela para pagamento em cada mês.

Com carência de até 60 dias para pagamento da primeira parcela, o BB também disponibiliza a seus clientes linha para parcelamento do saldo devedor do cheque especial. “A adesão às novas condições encontra-se disponível e pode ser feita pelos canais digitais do BB (app e portal da internet) sem a necessidade de deslocamento até uma agência”, diz o banco.

Além disso, clientes pessoa física que tenham necessidade de reescalonar ou recuperar seus créditos, o BB vai abrir renegociação que dispensa pagamento de entrada e prazos para repactuação que vai de 2 a 96 meses. A renegociação pode ser feita nas agências, terminais de autoatendimento, via app ou no portal do Banco na internet. Clientes adimplentes nas linhas de CDC também podem repactuar suas operações, com carência de até 90 dias e prazo de até 90 meses para o pagamento.

O BB também passa a oferecer renegociação de dívidas para pessoas e empresas, com dispensa da primeira parcela, carência de 90 dias e prazo de dois a 100 meses para o novo contrato. Para essa opção, a renegociação não está disponível em canais digitais do BB e precisam ser realizadas na agência.

ITAÚ UNIBANCO – O Itaú Unibanco disse que para empréstimo pessoal e capital de giro é possível postergar o vencimento da próxima parcela com a assinatura do Itaú Crédito Sob Medida, que permite a alteração da data original. “Assim, o cliente irá repactuar seu contrato e, no momento de escolha da nova data de vencimento, poderá prorrogar por até 60 dias o pagamento”.

Quem já tem o Itaú Crédito Sob Medida contratado também pode renegociar o vencimento da sua próxima parcela, optando por pagá-la 60 dias depois da data originalmente acordada. No caso do empréstimo com garantia de investimento, o cliente pode pagar antecipadamente as duas próximas parcelas utilizando a garantia (seus investimentos), sem alterar as condições das próximas parcelas.

Para o financiamento de imóveis e veículos, o cliente que possui um financiamento em dia pode postergar o pagamento da sua próxima parcela por 60 dias. “Durante este período, será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa”, diz o banco. E no caso do cheque Especial e cartão de crédito, o Itaú disse que esses produtos já contam com alternativas de parcelamento, cujas condições podem ser conferidas nos aplicativos, no site e nas centrais de atendimento do banco.

SANTANDER – Segundo o banco, por enquanto, a iniciativa abrangerá algumas linhas de crédito pessoal, crédito direto ao consumidor e financiamento imobiliário. Além da prorrogação da dívida, o Santander aumentou em 10% os limites dos cartões de crédito dos clientes que estão como as faturas em dia. Para saber se a alteração já foi feita, é preciso utilizar o aplicativo de gestão de cartões Santander Way, via celular ou tablet.
Agência Brasil

Últimas Notícias

VACINAÇÃO

Em Maringá, 85 mil pessoas já estão imunizadas contra covid-19; aplicação da 2ª dose continua

No total, até a manhã desta quarta, 248.231 maringaenses receberam a primeira dose da vacina, equivalente a 69% da população adulta

VACINAÇÃO

Ministério da Saúde confirma inclusão de jovens entre 12 e 17 anos na vacinação contra covid-19

Adolescentes com comorbidade serão prioridades na imunização

CLIMA

Força tarefa de combate ao frio teve início nesta terça-feira (27)

Dormitórios com cobertores e alimentação será disponibilizado para moradores de rua de Maringá

CORONAVÍRUS

Boletim do Covid-19 (coronavírus) em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19

VACINAÇÃO

Paraná recebe 233 mil vacinas contra a covid-19

Os imunizantes já estão sendo organizados pela Secretaria de Estado da Saúde no Cemepar e a expectativa é de começar a distribuição para as 22 Regionais de Saúde do Paraná o quanto antes

ESPORTE

No surfe, Ítalo Ferreira garante primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Delegação brasileira acumula cinco medalhas: duas de bronze, duas de prata e uma de ouro

VACINAÇÃO

Maringá segue com aplicação da 2ª dose nesta terça-feira (27)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

AUXÍLIO

Terceira parcela do Auxílio Maringá Emergencial será pago nesta quarta-feira (28)

O auxílio é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do Coronavírus inscritas no Programa Bolsa Família e Cadastro Único do Governo Federal

CLIMA

Previsão do tempo aponta frio intenso e chuva em Maringá a partir de quarta-feira (28)

Durante semana fria a prefeitura disponibilizará alojamento para moradores de rua na Vila Olímpica

FISCALIZAÇÃO

Grupo de Gestão Integrada interdita dois bares neste final de semana em Maringá

Os estabelecimentos, um na praça Manoel Ribas e outro no Parque Industrial, foram flagrados abertos e atendendo clientes após o toque de recolher

VACINAÇÃO

Maringá segue com aplicação da 2ª dose nesta segunda-feira (26)

A população que já tomou a 1ª dose deve se atentar a data da segunda dose e comparecer para completar o esquema vacinal

ESPORTE

Veja a agenda do Brasil nos Jogos Olímpicos desta segunda-feira (26)

No terceiro dia de Jogos, Brasil soma três medalhas sendo duas de prata e uma de bronze

VACINAÇÃO

Paraná receberá mais de 600 mil doses de vacina contra covid-19 nesta semana

A entrega será composta por 361.250 doses do imunizante Covishield, da AstraZeneca; 170.000 da CoronaVac, do Instituto Butantan/Sinovac; e 118.170 doses da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech

CORONAVÍRUS

Com 784 casos, Maringá registra menor número de casos ativos de coronavírus em 2021

Após um período de números alarmantes, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no SUS também vem diminuindo gradualmente

ESPORTE

Jogos Olímpicos de Tóquio têm abertura oficial declarada nesta sexta-feira (23)

Devido o cenário atual do coronavírus, cerimônia de abertura ocorreu sem público

EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ

Dinheiro ou Pix hora Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whatsapp Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ NO CARTÃO DE CREDITO.

Dinheiro ou Pix hora Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whatsapp Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


EMPRÉSTIMO EM MARINGÁ

Anuncio em destaque Imagem do anuncio EMPRÉSTIMO EM MARINGÁ

Dinheiro ou Pix hora Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whatsapp Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


AULAS PARTICULARES DE I...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio AULAS PARTICULARES DE INGLÊS ONLINE E PRESENCIAIS

Aulas Particulares de Inglês (online e presenciais). Professor Graduado e com Mestrado em Letras-Inglês. Professor com vivência nos EUA e na Inglaterra. Aulas de Conversação. Inglês para Viagens. Preparação para Exames Internacionais de Proficiência. Tel./WhatsApp: (44) 99152 4058.


casa no Jd. Atami

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio casa no Jd. Atami

Vende-se casa com 3 quartos, cozinha, sala, banheiro, 2 vagas terreno 150m e 70m de construção


FRETE - Maringá e Regiã...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio FRETE - Maringá e Região

Frete. Maringá e região, caminhão 3/4. Baú medidas: 6,20m comprimento e 2,60m de altura. Falar com Miguel. (44) 99889-3388


vendo GOL quadrado 88

Anuncio em destaque Vendido Imagem do anuncio vendo GOL quadrado 88

vendo GOL quadrado 88, básico! motor 1.6 AP


RESIDENCIAL DEL TORRES ...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio RESIDENCIAL DEL TORRES | 73m² útil | Apartamento | Venda | 3 Quartos |

PARA QUEM BUSCA UNIR PRATICIDADE, QUALIDADE DE VIDA E UM AMBIENTE ACONCHEGANTE. ESSE APARTAMENTO ESTÁ LOCALIZADO PRÓXIMO DO CENTRO DE MARINGÁ, NO 7° E ÚLTIMO ANDAR DO EDIFÍCIO DEL TORRES, RUA MONSENHOR KIMURA. ALÉM DISSO, FICA AO LADO DO BOSQUE II, NUMA REGIÃO LINDA, TRANQUILA E ARBORIZADA. IMÓVEL DE 88M², SENDO 73M² DE ÁREA PRIVATIVA. O APARTAMENTO CONTA COM 3 QUARTOS, SALA 2 AMBIENTES, COZINHA PLANEJADA, 1 BWC, ÁREA DE SERVIÇO E 1 VAGA DE GARAGEM. Apartamento para venda. Direto com o proprietário. -- Agende sua visita e venha conhecer o imóvel. Características do imóvel: - Acabamento de primeira - Piso laminado; - Último andar; - SEMI-MOBILIADO; - Cozinha planejada com cooktop e coifa; - Ótima iluminação interna e externa; - Banheiro com box de blindex; - Instalação para ar condicionado pronta; - Rede de proteção nas janelas; - Bloco logo na entrada do condomínio; - 1 quarto com Closet O ambiente externo do condomínio conta com diversas comodidades como: - Portaria e Vigilância 24hrs. - Playground coberto. - Salão de festa. - Interfone - Elevador


PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Anuncio em destaque Imagem do anuncio PARA ADOÇÃO - IRMÃOS

Procura-se um lar definitivo para estes irmãos, de preferência juntos. Ambos estão castrados, o marrom é macho e a fêmea é a tigrada. Idade aproximada de 1 ano. Estão vivendo na Universidade Estadual de Maringá, próximo ao Bloco D90.


Doacao de Femea porte...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Doacao  de  Femea porte medio 13 kg

DOAÇAO : Cachorrinha Femea peso aprox. 13 kg 23 anos super companheira , guarda bem o imovel a noite (segurança ) vacina e desvermifugado. excelente estado de saude. Motivo : Mudança