TRABALHO

Veja dicas de como ser produtivo em home office

Veja dicas de como ser produtivo em home office
O teletrabalho tem sido a alternativa para empresas não pararem suas atividades, saiba como se sair bem nesse período. - Foto: Freepik/yanalya
Com o surgimento de uma nova pandemia, o Covid-19, diversas empresas em Maringá estão liberando os funcionários para teletrabalho (home office). Essa medida de isolamento social auxilia na contenção do vírus e sua propagação. O home office pode ser uma novidade para muitas pessoas do mercado de trabalho, por isso, algumas dicas são fundamentai para fazer o trabalho fluir em casa da mesma maneira que no escritório.

TENHA SEU ESPAÇO – O principal para conseguir trabalhar em casa é estabelecer um lugar próprio para isso. Trabalhar no sofá ou na cama não é o ideal. É fundamental preparar um ambiente próprio para que possa se concentrar e trabalhar de maneira confortável. Seja um escritório pessoal ou apenas uma escrivaninha no quarto, é importante que o espaço tenha conexão com a internet e suporte outras ferramentas necessárias para a função a ser exercida.

Pegar o computador da empresa é melhor do que passar arquivos e documentos por um pendrive ou nuvem, mas se não tiver como, essas ferramentas podem ser um ótimo quebra-galho. É um importante também procurar um ambiente silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar – sempre que possível.

ORGANIZAÇÃO – Se possui um horário fixo de trabalho, deve cumpri-lo rigorosamente. Outra dica é trocar de roupa, como se de fato você fosse sair para trabalhar. É possível vestir uma calça mais confortável e ficar de chinelo ou descalço, mas é essencial tirar o pijama para não deixar o dia de home office com cara de domingo chuvoso. Trabalho é trabalho. Um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem família em casa durante o expediente é avisar a todos que você está trabalhando. Se for possível, mantenha a porta fechada para se concentrar melhor.

COMUNICAÇÃO – Em isolamento social, reuniões podem ser realizadas por plataformas onlines e gratuitas como o Skype ou Google Hangouts. A comunicação cara a cara ainda se mantém indispensável para discussões em grupo e decisões importantes da empresa, por isso, adapte-se às ferramentas e utilize a tecnologia a seu favor.

O momentos de adaptação podem apresentar algumas falhas, mas tudo pode ser aprimorado para um melhor desempenho profissional. O autoconhecimento é fundamental para estabelecer uma disciplina e o segredo para um home office eficiente é o comprometimento, confiança e dedicação.

Maringá.com