CORONAVÍRUS

Em comunicado, UEM suspende atividades presenciais por tempo indeterminado

Em comunicado, UEM suspende atividades presenciais por tempo indeterminado
Ao suspender as atividades, todas as aulas de pós-graduação e a recepção de calouros estão canceladas. - Foto: Divulgação UEM
A Universidade Estadual de Maringá divulgou nesta segunda-feira (16), um comunicado oficial das medidas adotadas pela instituição contra o Covid-19, o Coronavírus, declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. No comunicado, a UEM afirma que suspendeu por tempo indeterminado todas as atividades presenciais de pós-graduação, recepção de calouros e outras atividades.

A nota esclarece que todas as decisões da instituição foram de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Paraná, considerando o Plano de Contingência da Fiocruz, a manifestação do Grupo de Trabalho Técnico para gerenciamento de questões relativas ao COVID-19 da UEM e também em referência às orientações estabelecidas pelo Comitê de acompanhamento e controle da propagação do coronavírus na UEM (disponível em www.cpr.uem.br/index.php/coronavirus). Confira as medidas do comunicado oficial:

“1. Suspender, por tempo indeterminado, as aulas e matrículas da UNATI, PARFOR, bem como, visitas a museus e teatros.

2. Suspender, por tempo indeterminado, as atividades esportivas, culturais, aulas de idiomas, outras atividades de extensão e as que envolvam aglomerações de pessoas.

3. Cancelar a realização de eventos programados, dentro e fora da instituição, pelos próximos 60 dias, inclusive a Semana de Recepção aos Calouros.

4. Cancelar as cerimônias públicas de colação de grau com a participação de familiares e convidados, realizando-as apenas com a presença dos formandos e de acordo as diretrizes encaminhadas pelo Cerimonial da UEM.

5. Suspender as autorizações para viagens ao exterior, salvo exceções avaliadas pelos Comitês Técnico e Administrativo.

6. Impor isolamento social, por 14 dias, para servidores e alunos com sintomas respiratórios (febre, tosse e, principalmente, dificuldade para respirar) que tenham regressado de viagens de áreas de transmissão local (de acordo com a OMS), devendo, neste caso, ser informada a chefia imediata e/ou coordenador de curso.

7. Recomendar a procura das Unidades Básicas de Saúde para todos os servidores e alunos que apresentarem sintomas de febre alta, tosse com dificuldade respiratória.

8. Tomar especial atenção ao preenchimento do formulário de visitante, conforme Resolução n. 124/2018–CAD, sendo o isolamento social obrigatório nos casos que apresentarem febre, tosse e, principalmente, dificuldade para respirar.

9. Estabelecer que reuniões institucionais, incluindo as dos Conselhos Superiores, ocorram por meio de videoconferência.

10. Suspender as aulas presenciais da pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu, inclusive Programas de Residência. As demais atividades poderão ser mantidas, seguindo as orientações para conter a propagação do coronavírus e em anuência com o Orientador ou Supervisor.

A responsabilidade de atualização e/ou alteração destas orientações é do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n. 106/2020-GRE sendo o grupo de trabalho técnico, instituído pela portaria n. 105/2020-GRE, responsável por sua ativação.

Conforme o momento epidemiológico não há limitação ou impedimento para as atividades laborais de servidores exceto com restrição de faixa etária e/ou a suspensão de atividades técnico-administrativas de acordo com o Plano de Contingências da Fiocruz, e Ministério da Saúde (versão 1.1 de 13 de março de 2020). As determinações contidas neste documento são válidas para o Câmpus da UEM em Maringá e seus Câmpus Regionais.”

Maringá.Com