PROJETO

Programa Bike Ingá é aprovado pelos vereadores

Programa Bike Ingá é aprovado pelos vereadores
A proposta legislativa estabelece que as bicicletas e patinetes contarão com estações físicas ou virtuais. - Foto: Vivian Silva/PMM
Maringá entrará para a crescente lista de cidades brasileiras que oferecem o compartilhamento de bicicletas em favorecimento da micro mobilidade urbana. Nesta terça-feira (3), o plenário da Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, o Programa Bike Ingá, dos vereadores Sidnei Telles e Onivaldo Barris, que institui e disciplina o compartilhamento de bicicletas e patinetes em complementação ao transporte coletivo.

Segundo Telles, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) já realizou uma análise das principais cidades brasileiras onde existe a inclusão desses modais sustentáveis no deslocamento das pessoas para trabalho, estudo e lazer. "Maringá possui as condições necessárias para essa inovação em função da geografia, desenvolvimento urbano e comprometimento da sociedade civil organizada. Já sabemos que várias cooperativas apoiam a ideia, assim como empresas do ramo demonstram interesse no serviço", explicou.

A proposta legislativa estabelece que as bicicletas e patinetes contarão com estações físicas ou virtuais, baseadas no sistema de autotravamento com suporte tecnológico administrado pelo poder público ou iniciativa privada.

Câmara Municipal de Maringá