DENGUE

Paraná declara estado de epidemia de dengue

Paraná declara estado de epidemia de dengue
Estado registra 44.441 casos confirmados da doença e 113.488 notificados. Os óbitos também aumentaram nesta semana, de 23 para 30 - Foto: Arquivo/EBC
O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria da Saúde confirma que o Paraná passa agora para o patamar de epidemia, com 44.441 casos confirmados da doença e 113.488 casos notificados. O aumento semanal nos dois indicadores é de 27,32% e de 18,3%, respectivamente.

Os óbitos por dengue também aumentaram nesta semana - de 23 para 30. São sete novos óbitos confirmados que atingem pessoas de várias faixas etárias: uma adolescente de 14 anos, de Marechal Cândido Rondon, portadora de doença autoimune; um homem de 33 anos, de Guaíra, sem comorbidades; uma mulher de 45 anos, de Medianeira, com obesidade e artrose; outra mulher de 45 anos, de Alto Paraná, com hipertensão e lúpus; uma mulher de 66 anos, de Barbosa Ferraz, com diabetes, hipertensão e doença cardíaca; um homem de 72 anos, de Maringá, com doença renal crônica e um homem de 95 anos, de Colorado, com hipertensão arterial.

A situação de epidemia no Paraná também é confirmada pela incidência que é hoje de 336,21 por 100 mil habitantes. A incidência, no mesmo período, entre 2015/2016 era de 82,9% por 100 mil habitantes.

MARINGÁ – Em Maringá a prefeitura age no "macro", com ações coletivas para a cidade. As estratégias começaram a ser aplicadas em dezembro, época de chuva e calor. Desde então o município realizou o mutirão de limpeza para retirada de bens inservíveis e busca intensificada nas casas; treinamento da equipe para busca ativa e eliminação de larvas; aplicação do projeto "Volta às Aulas sem Dengue" para 40 mil alunos; ampliação de profissionais médicos nas UPAs; abertura das UBSs até 21 horas; uso de bombas individuais para aplicar fumacê em gramas e elaboração de estratégias com Núcleo Estadual de Educação e Saúde, para levar informação nas unidades escolares.

Agência Estadual de Notícias