POLÍTICA

Escola do Legislativo retoma as atividades, confira como participar

Escola do Legislativo retoma as atividades, confira como participar
A Câmara oferece os Projetos de Parlamento Mirim, Parlamento Jovem e Estágio Conhecimento. - Foto: Divulgação
Em 2020, o programa Estágio Conhecimento, desenvolvido pela Câmara Municipal de Maringá, oferecerá aos participantes o Módulo Eleições no segundo semestre. Segundo Joaquim dos Santos, coordenador da Escola do Legislativo, a ideia é discutir com os jovens a legislação eleitoral brasileira, a política partidária e os modelos de sistemas eleitorais. Esta é uma das novidades que a Escola do Legislativo mostrará durante o ano.

ESTÁGIO CONHECIMENTO – O programa Estágio Conhecimento é destinado a qualquer pessoa, a partir de 16 anos, que deseja conhecer o funcionamento do Poder Legislativo desde estudantes secundaristas e universitários a membros de associações de bairro, partidos políticos, sindicatos, conselhos municipais e outras agremiações. "O valor desta experiência é a percepção sobre a representatividade política e a importância do voto consciente em nossa vida", acrescentou Joaquim dos Santos, coordenador da Escola do Legislativo.

A participação no programa ainda confere um certificado de 30 horas Aula Atividade. Em março, serão abertas as inscrições para novas turmas no site da Câmara (www.cmm.pr.gov.br). O Programa Câmara Mirim e o Parlamento Jovem são outras atividades oferecidas pela Escola do Legislativo.

CÂMARA MIRIM – A Câmara Mirim é destinada às crianças e adolescentes matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de Maringá. A proposta é aproximar as escolas do Poder Legislativo, permitindo aos estudantes compreender as funções de um vereador, colaborando, desta forma, para o desenvolvimento da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade.

Durante um ano, os vereadores mirins se reunirão, na primeira quinta-feira do mês, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal, para discutir projetos que melhorem a qualidade de vida dos habitantes de Maringá. Todas as sessões são abertas ao público e transmitidas pela TV Câmara (canal 16 da NET).

PARLAMENTO JOVEM – No Parlamento Jovem, estudantes matriculados no Ensino Médio ou Técnico, de escolas públicas e particulares, discutem a vida em sociedade a partir de temas específicos como, por exemplo, saúde, educação e segurança. Assim como os outros Programas, o objetivo do Parlamento Jovem é despertar o interesse do cidadão para a política. A última reunião da atual turma acontecerá nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal.

SERVIÇO – Mais informações podem ser obtidas com a Escola Legislativa, pelo telefone (44) 3027-4114 ou pelo endereço eletrônico: escolalegislativa@cmm.pr.gov.br.

Câmara Municipal de Maringá