EDUCAÇÃO SUPERIOR

Docentes do ILG capacitam universitários que pretendem lecionar

Docentes do ILG capacitam universitários que pretendem lecionar
Conteúdos teóricos e práticos são transmitidos no Bloco 29 da UEM, no câmpus de Maringá - Foto: Divulgação UEM
O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está capacitando 12 universitários para atuarem como professores em escolas de idiomas. Inclusive, cinco deles já tem onde lecionar em breve: foram selecionados como bolsistas para ensinar inglês, francês e alemão para alunos do projeto “Cursos de Idiomas para Públicos Específicos” (Cipe), do próprio ILG.

De acordo com Milena Alonso, professora coordenadora do projeto, o curso de capacitação tem duração total de 32 horas, com início na segunda-feira (17) e término em 2 de março. “Temos workshops teórico-práticos, trabalhando com compreensões auditiva e oral, produção escrita e oral, gramática, fonética e fonologia”, explica. Além dela, conduzem a capacitação os docentes do ILG Elerson Cestaro Remundini e Elisa Prado Nascimento (também coordenadora do projeto).

Beatriz Miranda Lovo, acadêmica que está para iniciar o 3º ano de Letras – Português/Inglês na UEM, é uma dos cinco bolsistas do Cipe. Ela já lecionou em escola pública e foi auxiliar em um colégio particular. No entanto, confessa que está animada para dar aula no ILG, por ser a primeira escola exclusiva de idiomas na qual estará à frente em uma sala de aula. “Nesta capacitação estamos tendo uma vivência de como será lecionar. Estou muito feliz, porque sempre gostei muito de inglês, desde os oito anos de idade minha mãe percebeu isso”.

O CIPE – Este projeto do ILG e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM está sendo realizado pela primeira vez. Por meio dele, crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos vão iniciar os estudos de idiomas em nível iniciante. As aulas deste semestre para os cerca de 250 matriculados começarão em 9 de março.

Universidade Estadual de Maringá