PLANEJAMENTO

Profissionais destacam a importância em contratar agências de viagem

Profissionais destacam a importância em contratar agências de viagem
Agências de viagens estão preparadas para resolver eventuais problemas que o turista pode enfrentar. - Foto: rawpixel.com/Freepik
Ao finalizar a compra online de uma passagem aérea, uma jornada se inicia: organizar a viagem. Onde ficar, o que fazer e quais são os pontos turísticos. O prazer de planejar os mínimos detalhes de uma viagem pode ser a motivação de muitos turistas, assim como simplesmente embarcar e aproveitar são a melhor definição de viajar para outros. São dois caminhos que dependem do perfil de cada turista e o objetivo de cada viagem.

Agências de viagens estão preparadas para resolver eventuais problemas que o turista pode enfrentar. De acordo com o proprietário da Valtrac Tur, Fernando Rezende, esse é o principal benefício que o cliente pode ter. “A agência assegura ao cliente que, em momentos de dificuldades na viagem - isso pode ocorrer e ocorre constantemente -, como alterações ou cancelamentos de voos, que prejudica o transfer que o espera, ou mesmo o passeio que já havia sido contratado, ou até a decepção com o quarto do hotel que estava em reformas e o cliente não obteve a informação correta... Quando tudo isso ocorrer, ele vai ligar e receber um atendimento personalizado da agência”, disse.

DESAFIOS – O mercado das agências de viagens propõe desafios diários. Para a gerente comercial da Cesutour, Juliana Calvo, a maior dificuldade é conquistar a confiança do cliente e mostrar que comprar com um agente de viagens tem, sim, muitas vantagens. “É um desafio fazer o cliente entender que comprar em uma agência não significa pagar mais caro, pois oferecemos assessoria, consultoria e segurança”, explicou.

Além disso, as agências buscam oferecer aos clientes “aquilo que eles não encontram na internet, que é a experiência da viagem que ele vai fazer”, conforme afirmou Rezende. Ao montar pacotes específicos de cada destino, a agência seleciona os atrativos, hotéis e transfers de acordo com o orçamento do cliente, além de oferecer um benefício: informação. Sobre o destino, sobre a viagem em si. Um guia de turismo pode ser o agente transformador de um passeio em uma experiência com conteúdo histórico e curiosidades.

PERSPECTIVAS – Pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo aponta otimismo em 2020 para a maior parte dos empresários do ramo. Quanto à demanda por serviços ofertados, 52,4% dos empresários apresentaram um horizonte de aumento. Em relação ao faturamento, 56,5% dos empresários entrevistados indicaram cenário com perspectiva também de aumento.

É o que já vivencia a Cesutour, que registrou crescimento de 30% em janeiro deste ano comparado ao mesmo mês de 2019. “Este ano teremos muitos feriados e nos preparamos para isso, fazendo bloqueios em hotéis e conseguindo acordos diferenciados. Estamos sentindo que o mercado está mais aquecido, inclusive no corporativo que geralmente iniciava após o carnaval”, disse Juliana Calvo.

PERFIL – Segundo Juliana, 2019 foi um ano de destaque para viagens corporativas. Conforme informou a Cesutour, 15% das viagens foram a negócios. Número próximo ao divulgado pelo Ministério do Turismo no início do ano, que apontou viagens corporativas como 12% do total em todo o Paraná e 10% a nível nacional. Metade dos clientes consumidores das agências de viagens no Paraná são famílias, 22% viajaram com cônjuges ou namorados e 19% viajaram sozinhos em 2019. Viagens em grupo ou com amigos representaram 8,6% do total, ainda de acordo com dados do Mtur.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau