ENEM

Prazo de inscrição para o Fies é prorrogado até sexta-feira (14)

Prazo de inscrição para o Fies é prorrogado até sexta-feira (14)
A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até sexta-feira (14) o prazo de inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Com isso, os candidatos interessados em participar do programa de financiamento terão até 23h59 para fazer a candidatura. Segundo o MEC, a data final foi estendida para dar mais prazo para os estudantes se inscreverem. Em todo o país, serão ofertadas 70 mil vagas em instituições privadas. Os demais prazos do cronograma do Fies foram mantidos.

CRONOGRAMA – A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro,

a complementação dos inscritos pré-selecionados ocorrerá entre 27 de fevereiro e às 23h59 de 2 de março e a convocação da lista de espera será de 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março. O portal faz parte do plano de transformação digital do governo, de oferecer todos os serviços públicos federais por meio de um único login, que é o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), e uma senha. O candidato também pode acessar o portal do Fies , onde será redirecionado para o site do governo.

O programa está dividido em duas modalidades: o Fies a juros zero para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) para aqueles com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

MUDANÇAS – Em dezembro de 2019, o comitê gestor do programa realizou algumas mudanças no programa, que só valerão a partir do segundo semestre deste ano. Uma das mudanças é a possibilidade de cobrança judicial dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017 com dívida mínima de R$ 10 mil. O ajuizamento deverá ser feito após 360 dias de inadimplência na fase de amortização, ou seja, do pagamento em parcelas dos débitos.

Para o P-Fies, o comitê definiu independência em relação ao programa. Não haverá exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré-requisito (hoje, é idêntico ao do Fies) e nem será imposto limite máximo de renda (atualmente, é para alunos com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos). Também será possível contratar o P-Fies durante todo o ano.

O comitê aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.

Paraná Portal