UEM

Universidade Aberta à Terceira Idade abre vagas para cursos de férias

Universidade Aberta à Terceira Idade abre vagas para cursos de férias
A Unati oferece cerca de 40 cursos em diferentes áreas do conhecimento. - Foto: Divulgação UEM
Como o ano letivo da UEM inicia-se apenas no dia 6 de abril, a instituição vai aproveitar o mês de março para oferta de cursos de férias pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Serão oferecidos cinco cursos, todos gratuitos. São eles: Fotografando e editando fotos na Terceira Idade; Geo-História e Recursos Naturais no Paraná; Saúde Mental na Terceira Idade; Direito Instrumental e Filosofia; Canto Coral para a Terceira Idade.

As aulas terão início no dia 12 de março, sendo que as inscrições serão aceitas de 17 a 20 de fevereiro no Bloco 123, sala 1, no câmpus universitário, com atendimento das 8 às 11h30 e de 13h30 às 17h30. Podem inscrever-se pessoas com 60 anos ou mais, lembrando que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

ALUNOS REGULARES – No período de 17 a 20 de fevereiro também haverá a distribuição de senhas para quem já é aluno da Unati e quer cursar o ano letivo de 2020. A matrícula deverá ser efetivada no período de 3 a 6 de março, em local a ser definido. Para este ano letivo serão abertas 60 novas vagas e os interessados deverão comparecer no auditório do Bloco I-12, às 9 horas, no dia 17 de março, quando será feito a distribuição das senhas e sorteio das vagas.

A Unati oferece cerca de 40 cursos em diferentes áreas do conhecimento, organizados por eixos temáticos como arte e cultura, saúde física e mental, direito e cidadania, entre outros. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com carga horária que varia de acordo com a natureza e o conteúdo programático do curso.

NOVO BLOCO – O coordenador geral da Unati, professor Paulo Lopes, explica que o novo bloco da Unati está prestes a ser inaugurado. O prédio fica ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em uma área total 732 m², que irá abrigar também a Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE).

Ele adianta que a nova estrutura dará melhores condições de atendimento aos alunos, mas que a Unati ainda tem muito potencial para crescer e atender a população de idosos. “Calcula-se que em Maringá vivam cerca de 60 mil idosos. A Universidade Aberta à Terceira Idade, que em 2020 entrou no décimo primeiro ano de funcionamento, já atendeu quase 2 mil. Só no ano passado foram 520 alunos”, diz o coordenador.

Universidade Estadual de Maringá