COLETA

Saiba onde e quando descartar corretamente o seu lixo

Saiba onde e quando descartar corretamente o seu lixo
Lixo convencional, coleta seletiva e descarte de eletrônicos e lâmpadas possuem lugares e formas específicas para descarte. - Foto: Cary Bertazzoni/PMM
As equipes de coleta da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) recolhem por dia cerca de 300 mil quilos de materiais inservíveis. Esse número corresponde ao peso de 30 elefantes adultos juntos e grande parte desse material é descartado de forma incorreta. Veja como separar os materiais inservíveis para coleta.

CONVENCIONAL – Para a coleta convencional devem ser descartados resíduos orgânicos, como restos de alimentos, fraldas descartáveis, papéis higiênicos e varrição. Lembre-se de amarrar bem as sacolas para facilitar os agentes da coleta. Os caminhões passam três vezes por semana nos bairros. Confira em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/1fb844ac52e6.pdf os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua.

SELETIVA – Para a coleta seletiva devem ser descartados papéis, plásticos, metais e vidros que devem ser colocados em uma única embalagem para facilitar o recolhimento. Qualquer material que possa oferecer algum tipo de risco para os coletores, deve ser inserido em recipientes vedados que anulem o perigo, como caixas de leite e garrafas PET. Confira em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/20683a4463ea.pdf os dias que o caminhão da coleta convencional passará na sua rua.

ELETRÔNICOS – A sucata eletrônica merece uma atenção especial do cidadão. Esse material contém substâncias químicas que podem gerar a contaminação da água ou do solo que pode resultar em doenças. Lâmpadas, computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos, podem ser descartados nos ecopontos disponibilizados pela prefeitura. Confira em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/777936b25c4c.pdf os 11 locais onde o descarte pode ser feito.

LÂMPADAS – Assim como os materiais eletrônicos, as lâmpadas também possuem substâncias químicas que podem gerar contaminação. Por isso, o descarte correto é muito importante. Em Maringá, existem 22 pontos de descarte específicos de lâmpadas disponibilizados pela prefeitura. Confira em www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/2f290423b030.pdf.

MÓVEIS – O descarte de materiais como sofás, guarda-roupas, estantes, suportes de cama, etc., deve ser feito em ações de coleta da prefeitura, como por exemplo, os ′arrastões′ realizados contra à dengue. O descarte em locais públicos é crime e pode gerar multa de R$2 mil a R$500 mil de acordo com a Lei Ambiental decreto 337/2018 art. 38. Alternativas como a contratação de serviço terceirizado de pedreiras da cidade e a contratação de caçambas particulares também são válidas.

Prefeitura de Maringá