SAÚDE

Ministério promove a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Ministério promove a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Com o slogan 'Adolescência primeiro, gravidez depois' a Semana tem como intuito conscientizar jovens e seus pais sobre a importância da proteção e instrução. - Foto: Divulgação Blog da Saúde
A adolescência é um período delicado e dedicado ao aprofundamento dos projetos de vida, personalidade, interesses, uma fase em que os hormônios começam a borbulhar. Portanto todo cuidado, precaução e aconselhamento são bem-vindos para evitar uma indesejável gravidez nesse momento.

O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, lançou a campanha de prevenção à gravidez na adolescência. O objetivo é proporcionar junto aos adolescentes, suas famílias e profissionais de saúde, a reflexão sobre as consequências de uma gravidez não intencional e promover o diálogo sobre o assunto.

“A adolescência é um período rico, de intenso desenvolvimento. São muitas mudanças, oportunidades e desafios que acontecem nessa fase da vida. Queremos oportunizar a todos adolescentes o acesso às informações, para que possam tomar as melhores decisões e viver de forma mais saudáveis e satisfatórias”, explicou Priscila Carvalho, coordenadora de saúde de adolescentes e jovens, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Para a coordenadora, “quando se tornam mães e pais no meio do crescimento e desenvolvimento, as inseguranças vividas nessa fase ganham uma dimensão maior, com o desafio de lidar com outra pessoa que depende de você.”, destacou a coordenadora.

Um dos obstáculos da gravidez na adolescência também é o desenvolvimento do corpo e a capacidade de suportar uma gestação. “O corpo físico dela muda, as emoções mudam. Além disso, tem os riscos da vulnerabilidade para o desenvolvimento físico da mãe e do bebê. Quando falamos de adolescência, falamos de um período entre os 12 até 19 anos, e dentro dessa faixa de idade, as pessoas têm diversos níveis de desenvolvimento físico, crescimento da estrutura óssea e modificação hormonal”, contou Priscila.

FAMÍLIA – O envolvimento e compromisso dos pais é essencial para essa fase, bem como o acompanhamento dos adolescentes na Atenção Primária à Saúde. Uma conversa aberta, sem medos e tabus, é a melhor forma para desenvolver conhecimentos e atitudes saudáveis. “Quando se tornam pais, esses adolescentes acabam por pegar um ‘atalho’ para a vida adulta, adiantando responsabilidades e compromissos que poderiam ser vividos num momento mais oportuno”, afirmou.

Para Priscila, as mudanças ocasionadas com a chegada da criança não afetam apenas a vida dos pais adolescentes, mas a de toda a família. “Avôs, tios, irmãos e pessoas que convivem no ambiente familiar passam a ter a rotina alterada e a se comprometer com os cuidados desse filho, seja no ponto de vista afetivo ou financeiro”, destacou a coordenadora.

Mesmo contando com o apoio da família, Daniely ainda viveu as incertezas do futuro. “Os meus pais viveram isso comigo, eles me ajudaram muito e me ajudam até hoje com a criação dos meus filhos. Eu fiquei sem rumo também, eu não sabia como seria o meu futuro, o que eu queria da minha vida e eles me ajudaram muito”, relatou a técnica.

BRASIL – No Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Este número já foi maior e agora está em queda. Ainda assim, o Brasil registra a maior taxa entre os países da América Latina e Caribe, chegando a 68,4 nascidos vivos para cada mil adolescentes e jovens.

Ministério da Saúde