ALERTA

Fake News sobre o coronavírus são perigosas e podem causar pânico na população

Fake News sobre o coronavírus são perigosas e podem causar pânico na população
A propagação desse tipo de notícia falsa é de grande perigo para a população. - Foto: EPA
Quando novas doenças surgem, começam também os boatos sobre elas. E com o novo coronavírus não está sendo diferente. Diante deste cenário, temos todos os dias, novas notícias e informações sobre o novo coronavírus, uma doença respiratória grave, que surgiu na China há algumas semanas. E no meio de tantas notícias, temos aquelas que são verdadeiras e as que são falsas, as famosas Fake News que possuem uma força de propagação enorme, por meio das redes sociais e de aplicativos de mensagens.

A propagação desse tipo de notícia falsa é de grande perigo para a população. Principalmente se as notícias envolvem a saúde porque elas são muito disseminadas por conta do medo que as pessoas sentem em relação a doenças, ainda mais quando não conhecida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde não existe nenhuma comprovação científica de que "sopa de morcego" tenha sido a responsável pela disseminação do novo coronavírus na China. Além disso, segundo o boatos.org, as fotos e vídeos que estão sendo compartilhados com essa mensagem são de uma influenciadora digital, que fez o registro em 2016, ou seja, há 4 anos, antes de qualquer manifestação do novo coronavírus na China.

Somente nesta semana o Ministério da Saúde recebeu mais de 300 mensagens por dia sobre o novo coronavírus no nosso canal de WhatsApp Saúde Sem Fake News. O canal garante informações confiáveis sobre saúde e tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos cidadão sobre qualquer notícia relacionada à saúde.

SERVIÇO – Em caso de dúvidas sobre a veracidade de alguma notícia ou informação sobre o coronavírus, envie para o Saúde Sem Fake News, pelo WhatsApp (61) 99289-4640. A lista de todas as Fake News já avaliadas pelo ministério encontra-se no site www.saude.gov.br/fakenews.
Ministério da Saúde