EMPREGO

Saiba como funcionam as dinâmicas de grupo

Saiba como funcionam as dinâmicas de grupo
Em diversos processos seletivos no mercado de trabalho, a dinâmica de grupo é uma etapa determinante para a escolha final do recrutador. Quais são os fatores avaliados? - Foto: rawpixel.com/Freepik
A temida dinâmica de grupo, ou DG, é uma importante etapa do processo seletivo das empresas. A interação entre os candidatos para o desenvolvimento de atividades e tarefas em equipe é fundamental – em algumas empresas – para estabelecer os candidatos de maior potencial para garantir a vaga e ingressar à equipe. Devido a importância desta etapa da seleção, compreender como é feita a avaliação e como funcionam as dinâmicas em grupo é fundamental para se destacar na entrevista de emprego.

A dinâmica de grupo é uma das fases mais temidas pelos candidatos à uma vaga de emprego e, por ser decisiva, muitos acabam se saindo mal no processo devido ao nervosismo. Porém, é possível se dar bem nessa etapa, pois é comum que os recrutadores sigam uma ‘estrutura’ para elaborar as atividades em grupo.

O processo de seleção para um novo empregado consiste principalmente em uma definição do perfil procurado pela empresa. Quando a vaga é liberada, a empresa precisa compreender o funcionário que busca, com características que vão além dos requisitos básicos, graduação, experiências e afins. Outro fator decisivo são os conhecimentos técnicos que o candidato possui. As competências incluem nível de graduação, especialização, idiomas que domina e qualquer outro tipo de curso e conhecimento técnico que possam agregar à função.

Além do conhecimento e habilidades técnicas, as competências comportamentais também são destaque na avaliação. O perfil do candidato, dependendo do cargo ou função proposto, pode ser definitivo para a contratação. Por exemplo, para um cargo onde os superiores fiquem fora do escritório durante o maior parte do período, um funcionário proativo e que tenha mais iniciativa é o ideal para a função.

Para elaborar a dinâmica de grupo, os recrutadores buscam elaborar atividades que destaquem os aspectos considerados fundamentais para o cargo ou função da vaga disponível. Por exemplo, caso a comunicação seja uma característica necessária, atividades que envolvam tal fator serão desenvolvidas.

A avaliação individual de uma dinâmica em grupo deve ser sigilosa para ser eficaz, pois, se todos os candidatos souberem que a empresa busca uma pessoa extrovertida ou discreta, os candidatos podem se demonstrar forçados durante a avaliação comportamental, simulando comportamentos que não possuem no dia a dia. A principal maneira de garantir a vaga que deseja é agindo de maneira sincera e transparente.

SERVIÇO – Em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Acesse Empregos e confira as diversas vagas divulgadas diariamente.

Maringá.com